Para o último país da Copa dos Sistemas de Saúde, citamos este que é interessantíssimo, devido às crises políticas da região e à maneira como as suas três regiões interagem entre si. A Bósnia e Herzegovina está localizada próxima à Croácia e à Sérvia, cobrindo 51129km². A região teve um acordo de paz selado em 1995 entre suas duas entidades administrativas, a Federation of Bosnia and Herzegovina e a Republika Srpska. Desde 2000, o Distrito de Brcko é administrado independentemente. Isso implica na existência de três sistemas de saúde oficiais no país.

Esta fragmentação vista em seus sistemas de saúde se mostra como um grande problema no acesso da população aos serviços de saúde. Cerca de 35% da população não é coberta pelos serviços de saúde oferecidos e a ineficiência desta oferta é um grande problema. Há uma mistura inapropriada de atendimento primário, secundário e terciário. As reformas nestes sistemas de saúde devem ser balanceadas e melhor sincronizadas.

Cerca de 60% dos gastos em saúde são cobertos pelo governo e mais de 40% por pagamentos particulares. Os gastos totais em saúde são de 10% do PIB do país, maior que a média do centro e do leste europeus.

O país busca uma reforma dos seus sistemas de saúde para redução de custos, mas a capacidade institucional limitada e a fragmentação das regiões tornam as autoridades pouco claras e, consequentemente, as discussões não se desenvolvem.

  1. Estipule uma ata de fundação e autentique com um tabelião de notas: Cinco dias são necessários e o custo é de BAM 400.
  2. Obtenha um recibo do banco de que o capital está depositado: não há custos envolvidos e a duração é de um dia.
  3. Obtenha um registro nas autoridades de impostos: um dia é necessário e o custo é de BAM15.
  4. Registre-se nas Côrtes Municipais: 10 dias são necessários e o custo é de BAM600.
  5. Compre um selo para a empresa: Em um dia a compra é realizada e o custo é de BAM40.
  6. Obtenha o certificado do negócio: 10 dias são necessários e o custo é de BAM 10.