CEO da Vittude é convidada pelo governo norte-americano ao Global Entrepreneurship Summit em Haia
Tatiana Pimenta, finalista do Prêmio Cartier 2019, segue em crescente notoriedade junto ao mercado internacional
A fundadora e CEO da Vittude, Tatiana Pimenta, foi novamente convidada pelo governo norte-americano para estar no evento Global Entrepreneurship Summit (GES), que este ano aconteceu entre os dias 3 e 5 de junho em Haia, na Holanda.
Organizado por dois dos países mais inovadores do mundo, os Estados Unidos e a Holanda, a 9ª edição do GES trouxe oportunidades globais para empreendedores à frente de projetos de tecnologia, com modelos de negócios altamente escaláveis, que utilizem tecnologias inteligência artificial, robótica, blockchain e big data.
Iniciado há quase uma década pelo governo dos Estados Unidos, o GES é um encontro anual de empreendedores, investidores e líderes de todo o mundo. O Summit oferece oportunidades inigualáveis para empresas que buscam ampliar a escala. Em 2019, 1200 empreendedores, escolhidos a dedo ao redor do globo, terão contato com mais de 300 investidores, responsáveis por gerenciar trilhões de dólares em ativos, bem como os principais lideranças políticas, parceiros corporativos e líderes intelectuais para acelerar as soluções. O GES 2019 é o primeiro GES realizado na União Europeia.
A convite do governo dos Estados Unidos e também do Ministério das Relações Exteriores holandês, a empreendedora brasileira participará de toda a agenda do evento, além de encontros exclusivos para lideranças femininas, como o almoço oferecido por Sigrid Kaag, Ministra do Comércio Exterior e Cooperação Internacional dos Países Baixos, a 150 lideranças femininas presentes no evento.
Entre os presentes no GES deste ano estarão a Rainha dos Países Baixos, Máxima Zorreguieta, e também a vice-presidente do Bank Of America, Anne Finucane.
“O reconhecimento internacional é resultado de muita dedicação e um sinal que a Vittude está no caminho certo. Isso reforça que nosso trabalho é assertivo e que, apesar das fronteiras existirem, nossos objetivos são maiores. A democratização do acesso à terapia é um tema discutido mundialmente e temos muito para apresentar sobre nossa vivência enquanto empreendedores nesta causa”, destaca a CEO da Vittude.
Reconhecimento
O Global Entrepreneurship Summit não é o primeiro evento internacional que a startup participa neste semestre. No início deste ano, Tatiana foi a única brasileira finalista da premiação internacional Cartier Women’s Initiative Awards, no qual recebeu uma premiação de US$ 30 mil .
A Vittude
De olho em um cenário em que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão em todo o mundo e outras 260 milhões vivem com transtornos de ansiedade – muitas delas, inclusive, adquirem ambos, a Vittude desenvolveu uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes em poucos cliques, levando saúde e bem-estar para brasileiros nos quatro cantos do mundo. Funciona da seguinte maneira: a pessoa acessa o site da startup, realiza um breve cadastro, escolhe seu psicólogo online de acordo com suas preferências e agenda a sessão, que pode ser presencial ou online.
O paciente também tem acesso a informações detalhadas sobre o currículo e a linha de atuação de cada psicólogo, a disponibilidade de agenda do especialista e o valor da consulta estipulado por cada profissional cadastrado no site.
“Segundo o Ministério das Relações Exteriores, hoje 2,5 milhões de brasileiros vivem no exterior. Com o surgimento da terapia online, essas pessoas passam a ter acesso a psicólogos experientes e extremamente qualificados, de seu próprio país. Fazer terapia em uma língua que não é a materna é extremamente difícil. Há palavras que só existem no nosso vocabulário, como, por exemplo, saudade”, destaca a fundadora e CEO da Vittude, Tatiana Pimenta.
Criada em 2016 por Tatiana e Everton Höpner, a startup conta, hoje, com cerca de 3000 psicólogos e mais de 12 mil pacientes cadastrados, atuando em todo território nacional e alcançando brasileiros em outros 50 países. São mais de 4000 atendimentos realizados todo mês por profissionais qualificados e certificados pelos conselhos regionais de psicologia.
“Vejo o atendimento online como uma forma de ampliar o acesso a cuidados de saúde mental, em especial de forma preventiva. Hoje menos de 3% da população faz terapia, sendo que quase 60 milhões de brasileiros têm algum transtorno mental diagnosticado. Muitos só buscam a terapia quando já estão em uma condição de extremo sofrimento psíquico, necessitando de tratamento medicamentoso e atenção redobrada”, analisa Tatiana.
Para atender pacientes em quase todos os continentes, a Vittude desenvolveu um consultório virtual 100% criptografado, que garante a confidencialidade das consultas, de acordo com os protocolos internacionais de privacidade, como o HIPAA Act e o HITECH Act, que versam sobre sigilo e segurança de dados em atendimento de saúde.