Muito se divulga sobre as dificuldades geradas pela deficiência visual, mas pouco sobre as dificuldades de quem sofre de perda auditiva que, aliás, acomete número mais elevado de pessoas. Segundo Elisabetta Radini, fonoaudióloga graduada pela PUC-SP e coordenadora do departamento de audição da Oto-Sonic, tão limitante quanto à perda visual, os distúrbios da audição são comumente subestimados e envoltos em preconceitos, especialmente por ser uma deficiência “intangível” do ponto de vista do outro. “A deficiência que não é literalmente enxergada, tem mais dificuldade de ser compreendida”, relata.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, aproximadamente 800 milhões de pessoas no mundo sofrem de perda auditiva e estima-se que este índice possa chegar a 1.1 bilhão até 2015. Se somarmos as pessoas que são afetadas indiretamente pelo problema, tem-se um déficit econômico e social ainda maior.

Para atender às necessidades deste público, a indústria de aparelhos auditivos investe constantemente em novas tecnologias, com a missão de oferecer o melhor desempenho possível na qualidade do som das próteses. Recentemente, a brasileira Oto-Sonic – representante exclusiva da empresa Suíça Bernafon, trouxe para o Brasil o que há de mais avançado em próteses auditivas: a linha ChannelFree™.

Como o próprio nome diz, e ao contrário dos demais aparelhos existentes, o ChannelFreeTM é livre de canais, sem ruídos e interferências. Como benefício a seus usuários, proporciona um som nítido entre captação e compreensão.

Na prática, o time delay, ou tempo total entre o momento em que o sinal acústico entra pelo microfone e sai pelo receptor é de 0,0024 segundos, ou seja, quase instantâneo.

Elisabetta explica que este desempenho apresenta um ganho ímpar para o usuário, que relata como principal queixa e resistência em relação às próteses auditivas, a falta de adaptação ao som obtido. “Cada indivíduo apresenta características próprias, seja de estrutura da orelha, da deficiência e das atividades que desempenha no dia a dia, por isso, o nível do som que ele ouve deve ser o mais perfeito possível para que tenha uma efetiva qualidade de vida. Hoje, nenhum aparelho no mercado que possui processamento multicanal consegue realizar o processamento tão rapidamente e proporcionar na mesma velocidade um som tão claro, natural e com tanto conforto”, declara a fonoaudióloga.

Entendendo o ChannelFreeTM

O processamento ChannelFree™ possui a combinação entre quatro fatores:

Medição da intensidade – que analisa numa ampla banda e de forma contínua o sinal que está entrando, captando todos os picos existentes no espectro sonoro, principalmente quando o sinal é altamente modulado como a fala;

Controle dos filtros – que mede a intensidade e determina a amplificação necessária para cada sinal que será aplicado;

Filtro controlável (amplificador) – aplica o ganho variável, determinado pelo controle dos filtros, com relação ao tempo, proporcionando até 20 mil ajustes por segundo. Considerando que são emitidos, em média, 10 fonemas por segundo, é possível realizar até 2 mil ajustes em cada fonema.

No ChannelFreeTM a medição da intensidade e o filtro controlável do som trabalham simultaneamente, enquanto nas formas tradicionais de outros aparelhos (por canais) este trabalho se dá de forma consecutiva.

Sincronização – Mantém o ganho e o sinal acústico alinhados em relação ao fator tempo, tornando o recebimento praticamente instantâneo.

A tecnologia ChannelFreeTM já está disponível em várias linhas de aparelhos, composta de vários modelos/formatos (Chronos, Vérité e Inizia), habilitados com conectores Bluetooth que se interligam a televisores, telefones celulares e fixos, computadores e GPS, proporcionando mais mobilidade e conforto ao usuário.

Institucional Oto-Sonic

Empresa com 24 anos de experiência no segmento de aparelhos auditivos e equipamentos médico-hospitalares, o Grupo Oto-Sonic presta serviços de saúde integrados a Fonoaudiologia e Otorrinolaringologia para realização de exames audiológicos, seleção e adaptação de aparelhos auditivos.

O grupo é distribuidor exclusivo da empresa suíça BERNAFON, pioneira na fabricação de aparelhos auditivos digitalmente programáveis, e da americana MAICO, fabricante de equipamentos médico-hospitalares. Possui ainda equipe técnica especializada, laboratório e equipamentos de alta tecnologia para personalização dos aparelhos auditivos.

A empresa também é credenciada ao programa de Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva, do Ministério da Saúde – que disponibiliza aparelhos de amplificação sonora e terapia fonoaudiológica, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Informações à Imprensa:

Baruco Comunicação Estratégica | Fones: (11) 3539-9901| e-mail: [email protected]

Ricardo Berlitz (11) 9645-2067

Bruna Carvalho (11) 87496742