A Brasanitas Hospitalar tem como meta para 2012 crescer 25% e alcançar um faturamento de R$ 150 milhões. Como parte de sua estratégia para este ano, a companhia vem trabalhando para se tornar uma empresa de facilities e expandir a sua atuação no setor da saúde.
?Realizamos uma pesquisa de mercado e concluímos que os players têm a tendência de adquirir vários produtos de um mesmo fornecedor, desde que apresente soluções especializadas. Diante desta realidade, decidimos que era o momento de atuarmos com facilities services?, afirma a diretora de operações da Brasanitas Hospitalar, Giovanna Araújo.
Atuante no segmento de higienização e infraestrutura em saúde, uma das principais metas da empresa é facilitar a diminuição do tempo de liberação de leitos hospitalares.
Tecnologia
Com um investimento de R$ 3 milhões, a empresa vem utilizando desde o início deste ano a máquina Sanivap. O produto utiliza vapor de 150°C e, por meio de ação mecânica, aspira toda a sujeita sem a necessidade de produtos químicos. De acordo com Giovanna, as instituições que utilizaram o produto alcançaram uma redução de 30% no tempo de liberação dos quartos.
Além do equipamento, a empresa também desenvolveu um software que realiza o monitoramento dos processos. A ferramenta já vem sendo utilizada pela empresa em beta, ou seja, de forma interna.
Para fazer a gestão destes processos e padronizar a forma como as tarefas são executadas dentro das instituições, a empresa desenvolveu uma área técnica que atua com foco em auditoria de qualidade, treinamento, desenvolvimento, educação continuada, gestão de projetos e novos produtos.
?Com o movimento das acreditações precisamos ter certeza de que todo trabalho está sendo entregue da melhor forma. Atualmente prestamos serviço em 100 hospitais em oito estados. Queremos ter certeza de que o mesmo tipo de serviço que realizamos em São Paulo está sendo executado em Porto Alegre e no Nordeste?.
Melhorias nas competências
A capacitação dos funcionários também está entre as iniciativas da empresa, para garantir uma profissionalização de sua marca no mercado. ?Como temos uma grande diversidade de gestores, vimos a necessidade de deixá-los no mesmo nível de conhecimento. Estamos trabalhando para deixar a pessoa que tinha foco na limpeza, um gestor de negócios?.
Fazendo uso de métodos de avaliação de competências, a companhia levantou os gaps dos funcionários e, desde fevereiro, vem realizando treinamentos e MBAs internos para deixá-los no nível dos gestores de negócios da empresa.
A equipe de campo também vem recebendo treinamento e capacitação. Por meio de uma parceria com o Senac, está sendo trabalhada noções de trabalho com os encarregados e supervisores.
?Estamos no processo de evolução, com a implantação de novos negócios, melhoria de postura e colocando nossos gestores em um novo patamar?.
A diretora diz que a empresa pretende continuar com seu plano de crescimento de 20% ao ano junto ao desenvolvimento de produtos em tecnologia e formação de pessoas.