Peça fundamental no dia a dia hospitalar e na busca por selos de qualidade, os serviços de limpeza terceirizada estão conquistando mais espaço e se tornando um aliado de hospitais e clínicas na manutenção e conquista por melhorias na qualidade. Um exemplo disto é a empresa Brasanitas, que acaba de conquistar a Certificação por Distinção dos Serviços de Higiene Hospitalar desenvolvida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) em parceria com a Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar (SBHH). Com a distinção, a empresa tem o seu serviço certificado e validado pelas duas instituições e começará a oferecer a prática como um diferencial perante a seus concorrentes.
?Quase 70% da nossa carteira são hospitais certificados ou com algum programa de qualidade. O que percebemos é que eles estão focados na assistência e, numa cadeia, isso significa abranger todos os serviços adjacentes e de apoio?, explica diretora de operações da Brasanitas Hospitalar, Giovanna Araújo. E é justamente este o foco presente no certificado que envolve a área de limpeza, passando por resíduos e hotelaria.
Logicamente o selo não substituirá a acreditação, que sempre será realizada via IQG ou outra empresa apta para acreditar uma instituição, mas o certificado valida às boas práticas de acordo com padrões internacionais.
Com seu serviço certificado, a Brasanitas aposta nisso como um diferencial competitivo, além de acreditar que a certificação pode ajudar na evolução da qualidade dos serviços no setor. ?Essa certificação vai nivelar o mercado pra cima?, comenta Giovanna.
Os serviços da Brasanitas continuarão oferecidos da mesma forma, a executiva afirma que a distinção ?será um algo a mais no serviço do hospital?. Ou seja, a prestação de serviços continuará a mesma, mas agora os clientes poderão optar também pelo serviço certificado.
Primeiros passos
O projeto nasceu em conversas nos bastidores de um IT Mídia Debate sobre ?Acreditação? em 2012, onde estavam na mesa a executiva e o diretor do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Rubens Covello. Durante os intervalos do evento, os dois levantaram pontos como: ?Por que não aprimorar o serviço? O que seria excelência nesse serviço? O que buscamos? Não é só a legislação, mas todas as boas práticas voltadas para o negócio?, lembrou a executiva.
Com a ideia mais amadurecida, o passo seguinte foi dado pelo IQG e pela SBHH na elaboração de um manual de boas práticas para atestar os serviços de limpeza dentro do ambiente hospitalar. ?O selo de certificação por distinção foi desenhado pela equipe técnica do IQG e baseado em evidências e boas práticas nacionais e internacionais?, comentou Covello.
Após a produção do manual, que está disponível no site da SBHH, os serviços da Brasanitas Hospitalar passaram por uma auditoria dividida em duas partes. A primeira verificou os processos administrativos internos, com análise pelo IQG das áreas de Recursos Humanos, Suprimentos, Compras, Logística, Contratos, Facilities e Manutenção, Área Técnica, Comercial, Marketing e Qualidade da Brasanitas. Já a segunda etapa, ocorreu com a auditoria no Hospital Brasil da Rede D´Or, que é um cliente da empresa e foi escolhido para o projeto piloto.
De acordo com a executiva já existe a expectativa de 10 hospitais adquirirem o selo. ?Todos estão preparados. É garantir ao mercado que temos um serviço diferente em relação à concorrência?. A Brasanitas Hospitalar tem cerca de 100 clientes no setor de saúde, como hospital e clínicas. A holding, composta por quatro empresas, pretende faturar R$ 1 bilhão em 2014, a área de saúde representa 23% da receita do grupo.
Brasanitas Hospitalar recebe selo de qualidade do IQG
Empresa de terceirização foi a primeira a conquistar Certificação por Distinção dos Serviços de Higiene Hospitalar; piloto foi realizado no Hospital Brasil, da Rede D´Or
Tags