A Braile desenvolveu o primeiro implante transcateter de válvula aórtica (TAVI) fabricado integralmente no Brasil. O TAVI SafeSync é um marco na criação de dispositivos médicos brasileiros, oferecendo tecnologia avançada e acessibilidade ao mercado nacional.  A concepção passou por um extenso processo de desenvolvimento, incluindo a análise clínica de mais de 55 pacientes em centros médicos altamente respeitados, como o Instituto do Coração (Incor) e o Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese. Esse avanço oferece uma solução minimamente invasiva para tratar a estenose aórtica, uma condição cardíaca que pode impactar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.  

O desenvolvimento da SafeSync contou com a participação de renomados especialistas, incluindo médicos cardiologistas, hemodinamicistas e cirurgiões, que contribuíram para sua excelência. “Foram anos de pesquisa e desenvolvimento para oferecer a melhor TAVI ao mercado brasileiro e internacional. Nossa TAVI é especialmente adequada ao mercado brasileiro, e nosso objetivo é apoiar grandes hospitais, fontes pagadoras e o Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatizou o gerente de marketing e vendas da Braile, João Paulo. 

A saúde brasileira e o mercado interno agora têm uma opção de tratamento, pensada e produzida em solo nacional, com grandes chances de fornecer sobrevida aos pacientes. “O implante de TAVI é uma nova modalidade de tratamento voltada para pacientes com elevado risco cirúrgico. É uma prática já difundida em todo o mundo. Estudos mostram que o uso do dispositivo é capaz de gerar um aumento da sobrevivência e melhora da qualidade de vida, quando comparado ao uso de medicações e uma recuperação do paciente mais rápida versus cirurgia cardíaca. A SafeSync é inicialmente indicada para o tratamento da estenose aórtica de risco alto e moderado. O tratamento geralmente é adotado no caso de pacientes idosos ou pessoas com quadros clínicos mais graves. Contudo, a escolha da melhor opção depende sempre da avaliação de cada caso por um cardiologista”, explicou Guilherme Custódio Coordenador de Marketing e treinamento de produtos.   

A pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias minimamente invasivas tem impulsionado avanços notáveis na área da medicina cardiovascular, oferecendo melhorias significativas em diagnóstico, tratamento e gestão de doenças cardíacas. Além de se dedicar à inovação, a empresa fornece seus produtos a cerca de 250 instituições em todo o Brasil, abrangendo cirurgia cardíaca, procedimentos endovasculares e técnicas minimamente invasivas, e ao mercado externo. Entre os produtos mais requisitados estão válvulas biológicas, endopróteses e conjuntos para cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea.