A Italiana Bracco, que detém cerca de 30% do mercado mundial de soluções para aplicações de diagnóstico por imagem, acaba de iniciar sua operação própria no Brasil, em um processo que demandará investimentos de 22 milhões de euros, sendo que 18 milhões já foram investidos em 2012 e o restante está previsto para 2013.

A empresa, que terá filial própria em São Paulo, além de laboratório e centro de armazenagem no Rio de Janeiro, prevê faturar 15 milhões de euros no País em 2013, em um mercado total de 110 milhões de euros. O número representa um crescimento de 150% sobre 2012.

De acordo com comunicado da empresa, o escritório de São Paulo também será responsável por administrar toda a operação da América Latina, inclusive no México e Argentina ? iniciando um programa regulador para registrar seus produtos e dispositivos médicos.

A marca estava presente no Brasil desde a década de 1980, por meio de acordos de licença e distribuição. A concretização do processo de instalação das operações próprias começou no início deste ano, quando a empresa adquiriu as filiais da Justesa Imagem no Brasil, no México e na Argentina. Fortalecendo assim, a atuação direta no Brasil e indiretamente na maior parte da América Latina.

Com os novos passos, a marca pretende alcançar 30% do mercado de imagem até 2015 ? marca do grupo no restante do mundo. Para atingir a meta projetada para o Brasil, a empresa investirá em infraestrutura, dobrará o número de equipes de vendas já em 2013 e ampliará a presença dos técnicos demonstradores dos produtos. Também vai expandir consideravelmente a sua base instalada, que oferece equipamentos próprios (injetoras dos meios de contraste) para o uso de seus produtos e soluções, voltados a todas as modalidades de diagnóstico por imagem.

Hoje, estima-se que o mercado mundial de soluções para diagnóstico por imagem é de 5,2 bilhões de euros, e o Grupo Bracco detém 30% desse total. A Bracco é umas das poucas empresas do setor de imagem no mundo que se dedica 100% ao negócio de meios de contrastes.
NÚMEROS:
? Previsão de faturamento 2013 ? 15 milhões de Euros.
? Mercado Brasileiro de soluções para aplicações de diagnóstico por imagem 2013 – 110 milhões de euros.
? Expectativa de ter 30% do mercado nacional em 2015.
? O mercado mundial de soluções para diagnóstico por imagem é um mercado de 5,2 bilhões de euros.
? Desses a Bracco detém 30% do mercado mundial.

Unidade própria no Brasil

Com a marca Bracco Imaging, a empresa chega trazendo pesquisa e desenvolvimento, além da distribuição de produtos farmacêuticos para a realização de procedimentos de diagnóstico por imagens por dispositivos de administração de meios de contraste. A substância mais conhecida do grupo é o Iopamiron® (Iopamidol) utilizada por médicos radiologistas na avaliação e diagnósticos das estruturas do corpo, por meio de exames, como: Raios-X, Tomografia Computadorizada, além de produtos para Ressonância Magnética, como o ProHance® (Gadoteridol).
A entrada da companhia no mercado foi impulsionada pela compra das filiais de Justesa Imagem no Brasil, no México e na Argentina.
?Atualmente temos no Brasil vários produtos registrados e o nosso plano é já no ano que vem completar todo o nosso portfólio. A grande expectativa é um modelo de injetora revolucionário que não fará uso de seringa para administrar a injeção de contraste. O mercado asiático e latino americano são os focos da empresa numa visão global?, conta Edson Lopes, Head Of Latin America Operation da Bracco.