O transplante de medula óssea (TMO) representa uma das principais esperanças de tratamento para doenças que afetam as células do sangue, como leucemias agudas, síndromes mielodisplásicas, mieloma múltiplo e linfomas. Essas enfermidades impactam milhares de brasileiros anualmente, e o TMO muitas vezes é a solução vital. A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, destaque no tratamento oncológico nacional, reitera sua liderança pelo sexto ano consecutivo no número de TMOs realizados na Região Metropolitana de São Paulo.
Qual a relevância da BP no cenário de TMO do Brasil
Segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), em 2023, o hub realizou 200 transplantes de medula óssea, colocando-a entre as três instituições mais atuantes do país nesse procedimento.
Phillip Scheinberg, líder da Hematologia do Centro de Oncologia e Hematologia da BP, ressalta: “A BP consolida sua posição como um dos principais centros transplantadores do país, sendo o maior do setor privado. Além dos números, nosso crescimento reflete melhorias significativas nos resultados para os pacientes, na eficácia e no acesso, garantindo procedimentos complexos com máxima eficiência e segurança”.
Qual o tipo de transplante de medula óssea mais comum?
Metade dos transplantes foram autólogos, utilizando as próprias células-tronco do paciente, enquanto a outra metade foi alogênica, com doadores 100% compatíveis da mesma família ou de bancos de medula. Quando não há compatibilidade total na família ou nos bancos, pode-se recorrer a doadores parciais na família.
Antes da infusão das células-tronco, o paciente passa por um período de condicionamento com quimioterapia e, às vezes, radioterapia. Importante destacar que o transplante não envolve cirurgia e a escolha entre autólogo e alogênico depende de diversos fatores médicos, com o autólogo geralmente apresentando menos efeitos colaterais.
A ‘pega’ da medula ocorre quando a medula saudável do doador começa a funcionar no receptor, substituindo a medula doente.
Leia mais: Aumento do acesso ao SUS pode gerar economia de R$ 22 milhões ao setor de saúde
BP segue investindo em TMO
Como referência na área de transplante de medula óssea, a BP segue trabalhando intensamente para ampliar seu atendimento e levar mais conhecimento sobre TMO para outros centros de saúde do país, via capacitação médica. A unidade paulista, em 2021, recebeu um investimento de R$ 6 milhões para a ampliação dos leitos para a terapia. A BP, atualmente, conta com 34 espaços para o procedimento, onde foram realizados mais de 1.000 transplantes em um período de sete anos.
A instituição também integra o Mais TMO, um projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde, que visa qualificar e reduzir a fila de espera pelo transplante. Em 2023, foram realizados 41 transplantes.
Para o triênio de 2024 a 2026, o projeto será conhecido TMO Brasil e Mais Hemato. Serão realizados 80 transplantes, sendo 50 autólogos, 30 alogênicos e 40 coletas de medula óssea destinada ao transplante.
Veja também: Hospital Moinhos de Vento realiza primeiras cirurgias de quadril no Brasil com novo robô
Apoio e principais parcerias
O hub de saúde também é parceiro da Casa Hope, instituição filantrópica que oferece apoio biopsicossocial e educacional às crianças e adolescentes portadores e transplantados de medula óssea, fígado e rins. Juntas, as duas marcas trabalham para acolher as famílias durante a fase pré e pós-transplante que vêm a São Paulo para o procedimento na BP.
Na instituição filantrópica, pacientes e familiares encontram uma completa estrutura para suportá-los durante todo o processo, que pode durar até 30 dias, com o amplo apoio de equipe multidisciplinar, banco de sangue, farmácia, entre outros.
“Além de liderar o número de TMOs feitas na região metropolitana de São Paulo, a BP é um dos poucos hospitais que participam do estudo de registro do CAR-T nacional aprovado nos últimos meses pela ANVISA e CONEP, uma iniciativa liderada pela USP de Ribeirão Preto e Instituto Butantan. A terapia CAR-T está revolucionando o campo da onco-hematologia quando terapias convencionais não surtem mais efeito”, finaliza Phillip.
Confira: Hospital Kora Saúde oferece transplantes de medula óssea
Fique por dentro das novidades sobre TMO com Saúde Business!
A Beneficência Portuguesa de São Paulo é uma das principais referências do Brasil em transplantes de medula óssea, sendo o hospital do estado de SP que mais realiza a operação. O BP segue trabalhando com parcerias e novos investimentos para ampliar sua capacidade de atendimento e levar ainda mais conhecimento sobre o assunto para todo o país.
Com Saúde Business você acompanha as principais novidades, tecnologias e tendências da gestão na área da saúde no Brasil.