Active, empresa especializada em sistemas para o mercado farmacêutico, cosmético e veterinário, anuncia a conquista de dois projetos para a implementação da solução TrakSYS, tecnologia para medição de eficiência nas linhas de produção (OEE), no Boticário e na Boheringer Ingelheim.
No Boticário serão 23 linhas de produção que passarão a ser monitoradas. “O Boticário tem sua capacidade produtiva plenamente ocupada. Com a solução TrakSYS será possível mapear possíveis gargalos de produção para aumento da eficiência e, consequentemente, incrementar o volume fabricado com reflexo direto no faturamento”, considera o diretor da Active, Márcio Moreti. O projeto no Boticário começa no final de agosto e deve ser finalizado no início de 2011.
Na Boehringer Ingelheim serão 12 linhas que passarão a ter medição de eficiência e a expectativa é de que o go-live seja em novembro próximo. “As indústrias de ciências da vida têm índices de eficiência, em média, de 50%. Com o uso de tecnologia como o TrakSYS é possível aumentar este índice em mais de 20%. O impacto no faturamento é muito significativo”, acrescenta Márcio Moreti.
O TrakSYS trabalha com base em três fatores para análise das linhas de produção: disponibilidade das máquinas, performance e qualidade. Segundo Márcio Moreti, o retorno do investimento na implementação é de um ano. Dependendo do caso e de como estão os índices de eficiência, o retorno pode aparecer em até quatro meses.