“Nos orgulhamos de recebermos este prêmio que celebra algo que está na nossa essência: levantar a bandeira do protagonismo feminino, promovendo na prática os conceitos da diversidade, dentro de um ambiente plural e justo. É esse encontro de diferentes ideias que nos move e nos incentiva a criar uma atmosfera propícia à Igualdade de gênero em tudo o que fazemos”, declarou a Presidente do grupo Sabin, Lídia Abdalla, ao receber o Prêmio WEPs Brasil #Empresasporelas.
Realizado pelo Programa Ganha-Ganha (uma parceria entre ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho), o prêmio WEPS tem como objetivo incentivar e reconhecer os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil. Nesta edição 2021, a premiação celebrou as empresas que tem em seus pilares estratégicos investir em práticas favoráveis ao empoderamento econômico e a liderança das mulheres, para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo, como o Grupo Sabin, que foi reconhecido na categoria Ouro – Grandes Empresas, pelas suas políticas e programas que valorizam as pessoas. “É uma conquista para celebrar e também reafirmar o nosso compromisso de seguir influenciando o mundo corporativo brasileiro a avançar nesta causa tão nobre e legítima”, destacou a executiva.
Signatário dos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres da Onu Mulheres, desde 2016, o Sabin contribui com o estímulo à liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero. Há três anos consecutivos, a empresa também está engajada ao Movimento Mulher 360, que inspira a sociedade na construção de um contexto empresarial ético e valorização da diversidade. “Impulsionar o protagonismo feminino para a construção de um mundo corporativo mais plural é nosso dever como líderes e é um dos nossos compromissos do Sabin. Nos empenhamos em oferecer um ambiente harmônico e com oportunidades iguais para todos”, afirma.
Eleito “Empresa do Ano 2020”, pelo Guia Exame de Diversidade e Sustentabilidade, o Grupo Sabin promove ações dedicadas à diversidade e inclusão, o que motivou a criação do “Manifesto de Diversidade”, lançado em todas as suas 296 unidades, com o posicionamento claro sobre a relevância da causa para a empresa.
Além disso, abraça inúmeras causas em favor do social e por meio do Instituto Sabin – seu braço social, há 15 anos – investe em iniciativas de impactos positivos nas comunidades brasileiras. O resultado disso é uma corrente nacional de boas ações que ajudam a manter vivas projetos e programas de responsabilidade social em todo o país, como o Programa Saúde+, que ajuda a desenvolver Organizações da Sociedade Civil – OSCs. Nele, o Instituto oferece capacitação para as OSCs, gerando além de impacto social, sustentabilidade econômica, preparando gestores e colaboradores para implementação de ferramentas de inovação. Hoje, o programa tem atuação que abrange o atendimento às mulheres, crianças, adolescentes, idosos, LGBTQI+, pessoas com câncer e com deficiência.
Diversidade e inclusão: uma causa legítima
Dados da ONU Mulheres mostram que mesmo com a evolução dos indicadores globais, a representatividade feminina ainda é insuficiente em diversas áreas da economia, como tecnologia, matemática e design, o que impacta na série de benefícios transformadores para a sociedade, por isso, para a organização “é vital que as ideias e as experiências de mulheres influenciem por igual o desenho e a aplicação das inovações que pautarão as sociedades do futuro.”
Fundado há 37 anos por duas mulheres (as bioquímicas Janete Vaz e Sandra Costa), hoje símbolos do empreendedorismo feminino, a empresa de alma feminina tem uma trajetória de reconhecimentos. Seus números falam por si: atualmente dos seus mais de 5.700 colaboradores e 77% são mulheres e 75% ocupando cargos de liderança, enquanto a média brasileira é de apenas 40%. Outro indicador positivo está na rotatividade de mulheres após retorno de licença maternidade: 0%. “Um mercado mais igualitário e justo resulta em corporações mais saudáveis e sustentáveis por isso, é necessário evoluir nesta pauta para acelerar a equidade no ambiente corporativo. Precisamos que ambientes plurais seja uma prioridade para as organizações. Isso promove motivação e ganho de produtividade, fatores que a elevam a competitividade, agregam valor aos modelos de negócios e propiciam crescimento do capital intelectual, clima organizacional favorável, redução de turnover, equipes mais criativas, soluções inovadoras”, pontua.
Referência no assunto, o Grupo Sabin inspira práticas em favor da causa feminina como o projeto Women Entrepreneurship (WE), do qual é investidor-anjo e mais um passo rumo à promoção da inovação e da competitividade corporativa. O projeto inspira o empreendedorismo feminino no país e apoia negócios de base tecnológica na vertical Internet das Coisas (IoT), Saúde e Energia, e fomenta o ecossistema de inovação.
Desde que foi fundado, em 84, o Grupo atua comprometido com os valores que conduzem sua história: credibilidade, ética, responsabilidade socioambiental, inovação, qualidade, respeito à vida e simplicidade. “São valores que pautam nossas práticas, nos guiam, fortalecem a longevidade da nossa marca e permeiam nossas ações em todos os aspectos. Eles também influenciam nossos programas, como Programa Diversidade & Inclusão”, explica. Desenvolvido em 2018, o programa fortalece a cultura participativa, garantir a promoção de ações que estimulem a diversidade e a inclusão, além de acompanhar metas e evoluções relacionadas ao tema, como a integração da representatividade de diferentes grupos sociais dentro da empresa. Constituído por cinco pilares: gênero, raça, LGBTQI+, pessoa com deficiência e multigerações. “Cada pilar é pensado de forma estratégica pelos próprios colaboradores, que possuem conhecimento de causa para serem porta-vozes dos temas e estimular a empresa a pensar em políticas e programas que assegurem um ambiente que valoriza as relações de transparência, confiança e de respeito a todos”, finaliza.