Com uma trajetória de mais de quarenta anos no mercado de saúde brasileiro, Gabriel Tannus ? ex-presidente executivo da Interfarma (2004 a 2009), entre outros cargos de relevância no setor – e mais quatro sócios acabam de lançar a Biotrends BR, empresa especializada na geração de informações que auxiliam gestores na tomada de decisões estratégicas.
Com uma base de dados com mais de cinco milhões de vidas, proveniente de inúmeros parceiros prestadores de saúde, a Biotrends transforma dados em informações relevantes aos clientes ? podendo ser tanto da esfera pública como suplementar. Entretanto, de início, o primeiro alvo serão as indústrias farmacêuticas e de devices, como, por exemplo, fabricantes de stents e órteses e próteses.
Para atender a saúde pública, os dados são retirados do Datasus (Banco de dados do Sistema Único de Saúde). ?A informação existe, o segredo está de que maneira ela é tratada?, explica o presidente, Gabriel Tannus, referindo-se ao diferencial da companhia. O executivo faz questão de enfatizar que o paciente não é exposto em nenhum momento. No caso da saúde suplementar, que é possível analisar informações individualizadas, a empresa não recebe o nome de nenhum dos pacientes. ?A identidade do paciente é totalmente protegida?, enfatiza.
?Podemos ter um cliente que desenvolve medicamentos para combater um tipo de câncer e ele quer saber como esse tipo está sendo tratado no Brasil. Portanto, fazemos o levantamento das informações e também estudamos o cenário com o cliente?, explica Tannus.
As instituições parceiras, que fornecem banco de dados à Biotrends, também recebem as informações atualizadas das milhões de vidas, podendo fazer comparativos de mercado.
O cruzamento dos dados, de diferentes sistemas, para a geração de indicadores e informações estratégicas é suportado pela empresa parceira 2iM, criada em 2011, a partir da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Impacto Tecnologias Gerenciais em Saúde.
Até o momento, seis projetos estão sendo analisados, ainda sem um contrato assinado, mas o executivo está otimista com a receptividade do segmento. ?Nos EUA esse modelo é comum; não estamos inventando a roda, mas não tem ninguém, aqui no Brasil, que faça o que fazemos com esse grau de detalhe?, afirma o presidente.
Além da diretoria, a companhia possui inúmeros especialistas e analistas cadastrados para serem convidados a participar dos projetos. Os demais sócios da Biotrends são: Marcelo Fonseca ? diretor técnico da área médica; Gabriela Tannus Branco de Araújo ? diretora técnica econômica; Juliano Oliveira ? diretor comercial; e Sérgio Branco de Araújo ? diretor administrativo.
Gabriel Tannus ? presidente da Biotrends BR: ?Nos EUA esse modelo é comum; não estamos inventando a roda, mas não tem ninguém, aqui no Brasil, que faça o que fazemos com esse grau de detalhe?