A Bionexo, empresa de tecnologia especializada em gestão da saúde, anuncia acordo para a aquisição da Síntese B2B – plataforma de compras de insumos hospitalares com ampla atuação nas regiões Norte e Nordeste do país. A operação está sujeita à aprovação do CADE. Esta aquisição amplia possibilidades para clientes de ambas as empresas. Para os fornecedores do ecossistema da Bionexo, soma-se um potencial de venda de cerca de R$ 1,6 bilhão em volume de compras transacionados anualmente na plataforma da Síntese B2B. Já os clientes da Síntese, terão acesso facilitado a todo o ecossistema da Bionexo, ganhando eficiência digital de ponta a ponta, com soluções que vão do planejamento de compras até o ciclo de receita das instituições de saúde.
A aquisição fortalece a principal proposta da Bionexo, que é a consolidação de um ecossistema totalmente integrado na gestão da saúde, ampliando oportunidades de negócios para toda a base de clientes, com ganhos efetivos que se estendem até o atendimento ao paciente. “Com a aquisição da Síntese B2B, nosso ecossistema passa a contar com quase 3.000 hospitais, criando, dessa forma, uma das maiores plataformas B2B da saúde em toda a América Latina”, explica Rafael Barbosa, CEO da Bionexo.
“Nós nos conhecemos e temos um profundo respeito pela história e entrega de valor da Bionexo. Para nós, essa operação representa a união de forças em busca do propósito de transformarmos o setor de saúde através da tecnologia. Acreditamos que essa união trará diversos benefícios, sobretudo para os nossos clientes, que passarão a contar com o melhor de ambas as soluções, além de um portfólio de serviços ainda mais robusto e completo”, enfatiza Bertrand Gourgue, fundador e CEO da Síntese B2B.
De acordo com Maurício Barbosa, fundador e presidente do Conselho de Administração da Bionexo, “a aquisição da Síntese B2B é um marco histórico nos negócios da saúde brasileira. Estamos adquirindo não somente o negócio, mas um incrível patrimônio de talentos humanos”.
Fundada em 2001, a Síntese B2B oferece uma plataforma para a compra e venda de insumos hospitalares através do modelo Software as a Service (SaaS), similar ao da Bionexo. Sediada em Recife, tem cerca de 470 clientes (hospitais e fornecedores). No ano passado, a Síntese B2B recebeu investimentos da KPLT, uma das principais gestoras de venture capital do Brasil, em conjunto com a Interplayers.
A aquisição é a 9ª na história da Bionexo e marca a aceleração da estratégia de crescimento inorgânico após aporte de R$ 440 milhões da Bain Capital Tech Opportunities. Essa estratégia é baseada na identificação de empresas que ofereçam soluções em nuvem de alta qualidade, no modelo SaaS, e com potencial de crescimento significativo. Dessa forma, a Bionexo busca acelerar as suas taxas de crescimento consolidando bases de clientes, acessando novos segmentos ou incentivando composições de cross-sell. Entre as transações mais recentes destacam-se as aquisições da Beecare (TKS), Clínica nas Nuvens e Avatar.