O ano de 2015 traz muitas novidades para a Biogen. Sameer Savkur assume o cargo de diretor-geral da afiliada da empresa no Brasil com o desafio de fortalecer os negócios no segmento de neurologia, com o lançamento do primeiro medicamento oral da companhia indicado para o tratamento da esclerose múltipla, mercado no qual a empresa detém a liderança. Há ainda um desafio maior: introduzir a unidade brasileira em um novo segmento, o da hematologia, com a chegada, ainda este ano, de uma terapia inovadora para hemofilia.

A chegada do executivo coincide com a revitalização global da identidade corporativa. A partir de março, a empresa adota apenas o nome Biogen, e atualizará sua logomarca, website e embalagem para seus medicamentos. Atualmente, a companhia se encontra em um momento favorável, com maior presença global, entrada em novas categorias terapêuticas e um pipeline robusto com potencial para trazer melhoras significativas para os pacientes nos próximos anos. Além da hemofilia, a empresa tem focado esforços globais em pesquisas para enfermidades complexas, como a doença de Alzheimer e a esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Há quatro anos na Biogen, Sameer Savkur foi responsável pela condução dos negócios da empresa na Índia e contribuiu com a expansão da empresa nos mercados emergentes. Com mais de 22 anos de experiência na indústria farmacêutica, com atuação na Ásia e nos Estados Unidos, anteriormente foi diretor de gestão na IMS Health e na Consulting Services India, ambas consultorias do setor farmacêutico. O executivo também teve passagens pela Eli Lilly, onde alcançou a posição de vice-presidente sênior de vendas para Índia, e ocupou cargos de liderança no laboratório Pfizer e na consultoria indiana do segmento de tecnologia Wipro. Sameer é indiano, graduado e Mestre em Estatística e Estudos de Gestão pela Universidade de Mumbai.

Nova marca

A mudança visa reforçar ao mesmo tempo a herança e o futuro da empresa e tem o objetivo de simplificar a mensagem corporativa, refletindo o legado, o progresso e a visão da companhia. Também faz parte da evolução da empresa, sem deixar de representar seus principais valores: inovação, confiança e compromisso para melhorar a vida dos pacientes.

A nova identidade reflete ainda o atual foco comercial e de pesquisa da empresa. Em 2003, a Biogen e a IDEC se fundiram para criar a Biogen Idec, o que trouxe para a organização produtos importantes para o tratamento contra o câncer. A parceria foi extremamente importante para moldar a empresa que a Biogen se tornou. Desde então, a companhia tem focado seu crescimento em terapias para esclerose múltipla e hemofilia e, em 2010, passou a se concentrar em três áreas principais: neurologia, imunologia e hematologia.

A revitalização reflete esse foco e o compromisso rigoroso e contínuo com a ciência, que têm sido essencial para a Biogen desde sua fundação. Sua missão também permanece inalterada: ser uma empresa firmemente baseada na ciência, focada nos pacientes e determinada a disponibilizar medicamentos verdadeiramente marcantes.

Sobre a Biogen

A Biogen é uma empresa global de biotecnologia, com sede nos Estados Unidos, que desenvolve e disponibiliza a pacientes ao redor do mundo, por meio da medicina e ciência de última geração, terapias inovadoras para o tratamento de doenças neurodegenerativas, hemofilia e disfunções imunológicas. Fundada em 1978, a Biogen é a mais antiga empresa independente de biotecnologia do mundo, que emprega aproximadamente 7 mil profissionais e gera receita anual acima dos US$ 5 bilhões. Detentora de uma longa tradição no tratamento de esclerose múltipla, no Brasil, a empresa ocupa a liderança desse mercado, com três medicamentos inovadores para o tratamento da doença e seus sintomas. Sua subsidiária brasileira possui sede na cidade de São Paulo (capital) e filial em Anápolis, Goiás. Para mais informações sobre produtos, publicações e informações adicionais sobre a empresa, visite www.br.biogen.com.

Disposições legais da Biogen

Este comunicado de imprensa contém declarações prospectivas, incluindo declarações referentes ao às expectativas da Biogen quanto ao desenvolvimento e expansão de seu portfólio de produtos. Estas declarações prospectivas podem ser acompanhadas de palavras como “antecipar”, “acreditar”, “estimar”, “esperar”, “prever”, “pretender”, “pode”, “planejar”, “será” e outras palavras e termos com significados semelhantes. Não deverá ser depositada confiança excessiva em tais declarações. Estas declarações envolvem riscos e incertezas que podem causar resultados reais materialmente diferentes daqueles refletidos nelas. Riscos e incertezas que podem afetar a capacidade da Biogen de concluir suas transações ou que podem causar resultados reais materialmente diferentes incluem, entre outros: incerteza inerente ao processo de revisão regulatória e cumprimento de condições de fechamento de transação; incerteza referente à capacidade de alcançar os benefícios esperados de aquisição proposta, inclusive como resultado de riscos e incertezas relacionados com o desenvolvimento e comercialização de medicamentos ou dificuldades imprevistas quanto à integração das operações; e outros riscos e incertezas que são descritos na seção Fatores de Ricos do mais recente relatório anual ou trimestral da Biogen, arquivado junto à Comissão de Títulos e Câmbio. Estas declarações são baseadas em nossas atuais crenças e expectativas e se referem somente à data deste comunicado de imprensa. A Biogen não assume nenhuma obrigação de publicamente atualizar quaisquer declarações prospectivas.

Contato para Imprensa da Biogen (Brasil)

Ketchum Estratégia

Daniela Resende – (11) 5090-8955/ [email protected]

Gabriela Bove – (11) 5090.8933/ [email protected]

Patrícia Torres – (11) 5090.8958 / [email protected]