A Santa Casa de Belo Horizonte inaugurou neste sábado, (14), 39 leitos, sendo 10 de tratamento intensivo e 29 de enfermaria. A inauguração faz parte de mais uma etapa do Projeto 1.000 Leitos SUS, iniciado pelo Grupo Santa Casa em dezembro de 2009. Com isso, a instituição atinge o número de 973 leitos destinados ao Sistema Único de Saúde.
Os novos leitos de CTI estão instalados no 10° andar/Ala D e já estão em funcionamento.Diante disso, o Hospital Central totaliza 120 leitos de tratamento intensivo (20 neonatais, 20 pediátricos, 30 coronarianos, 30 cirúrgicos e 20 clínicos).
Para a instituição, esta é mais uma etapa para a instalação dos 170 leitos de tratamento intensivo até 2012, compromisso assumido pelo Grupo Santa Casa junto à Prefeitura de Belo Horizonte e ao Ministério da Saúde.
Já aos 29 leitos de enfermaria estão instalados no 8° andar/Ala D do Hospital Central, com sete enfermarias de quatro leitos e um leito isolado. Os novos leitos vão atender à Nefrologia, com diversos tipos de pacientes: aos internados nas enfermarias da Santa Casa que necessitam tratamento especializado, a intercorrências clínicas do Centro de Hemodiálise da Santa Casa, que normalmente precisam ser internados por descompensação das suas doenças; a pacientes da Central de Internação da Secretaria Municipal de Saúde, atendidos em um Pronto Socorro ou em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA);
De acordo com o hospital, o aumento de leitos na nefrologia é essencial para a rede pública, já que há uma carência muito grande no município e no estado de atender a esses pacientes – em especial os que são encaminhados pela Central de Internação.
Os 18 leitos destinados atualmente a nefrologia no 7°B serão assumidos pelo Departamento de Clínica Médica, aumentando com isso a oferta de leitos clínicos para a população, outra grande carência da Região Metropolitana de BH.
No início do segundo semestre deste ano, a Santa Casa atingirá 1.000 leitos destinados ao SUS, com a conclusão das obras do CTI do 2° andar e do 5° e 6° andares/Ala D. O Grupo Santa Casa contava com 773 leitos para atendimento ao SUS no lançamento do programa 1.000 Leitos, no final de 2009.
Em 2012, com a conclusão das reformas e expansões, serão 1.085, cobrindo parte do déficit dos hospitais de Minas Gerais. O Projeto 1.000 Leitos SUS é um cofinanciamento entre a entidade, o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.
Tags