A Beneficência Portuguesa de São Paulo realiza hoje o Simpósio Internacional de Cardiologia, evento destinado aos médicos da cardiologia clínica. O evento terá como objetivo apresentar os novos fármacos disponíveis para o tratamento de antiagregação plaquetária nos casos da síndrome das coronárias aguda, dentre eles o infarto agudo do miocárdio.
De acordo com o cardiologista intervencionista da Beneficência Portuguesa e coordenador do Simpósio, Prof. Dr. José Armando Mangione, o evento é uma importante oportunidade de conhecimento e debate sobre os mais recentes avanços no tratamento farmacológico destas síndromes. “Inicialmente abordaremos a epidemiologia mundial e no Brasil, com apresentação de dados brasileiros como a evolução dos pacientes, a gravidade da síndrome, o sexo com maior predominância e quando ocorre”.
O grande destaque do Simpósio será a participação de dois renomados convidados internacionais o Dr. Gilles Montalescot, Professor da Universidade de Paris e o Dr. Wouter Jukema, Professor da Universidade de Leiden na Holanda que são pesquisadores na área de hemostasia, antiagregação e anticoagulação com inúmeros trabalhos publicados na literatura médica. Dr. Jukema irá abordar a aplicação destes novos fármacos, mostrando os resultados imediatos e a longo prazo na população geral e em subgrupos de maior risco como diabéticos, idosos e com doença aterosclerótica em múltiplos vasos coronários.
Já o Dr. Montalescot finalizará o Simpósio mostrando novidades sobre o melhor momento de administração destas medicações, baseado nos resultados do Estudo ACCOAST publicado recentemente na revista New England Journal of Medicine, que comparou duas estratégias distintas, iniciar seu emprego na chegada do paciente na sala de emergência ou somente após a realização do cateterismo cardíaco. “Estas apresentações seguramente fornecerão importantes subsídios para o melhor tratamento dos pacientes portadores de síndrome coronária aguda”, finaliza Mangione.