Um representante da BD, Franklin Lakes, disse que o negócio o daria um portfolio com o espectro completo de produtos para gestão de medicamentos – começando com a preparação na farmácia e se estendendo até o hospital e o monitoramento do paciente. A BD alega que esse é um negócio de 20 bilhões.
“A compra acelera a transição da BD de uma empresa focada em um produto para um provedor de soluções em tecnologia em saúde com escala focado no consumidor com uma cadeia de valor na gestão de medicamentos e soluções em segurança do paciente.”
Os quadros diretores das duas empresas aprovaram o acordo, estando sujeito agora a aprovação dos acionistas e a uma revisão legal. A empresa diz que espera o fechamento do acordo no primeiro semestre de 2015.
A BD teve ajuda do Goldman Sachs para financiar a transação e os acionistas da empresa teriam 92% da empresa criada da combinação, enquanto a CareFusion teria o restante.
Os produtos da CareFusion incluem pumps de infusão, conectores IV, ferramentas de preparação cirúrgica e ferramentas para melhoria de qualidade.
Em 2012, o grupo CareFusion comprou a brasileira InterMédica, e, de acordo com a CareFusion, a compra de outra empresa de tecnologia em saúde faz parte de uma estratégia de alocação de recursos em mercados com rápido crescimento.