A alemã B.Braun e a americana Johnson & Johnson* concorrem entre si na categoria Materiais de Consumo do Top Hospitalar 2010 – o principal prêmio do setor médico-hospitalar do País. Um ponto em comum das duas empresas está no suporte de vendas e treinamento médico.
A B.Braun divide-se em dois campos de terapias: Basic Care (terapias de infusão) e Critical Care (focado em pacientes crônicos e cuidados intensivo).
Na opinião do diretor comercial da B.Braun, Afonso Sousa, o diferencial da empresa está no “sharing expertise” – que seria a prática de dividir conhecimento com os clientes e fornecedores. “Está é a filosofia da nossa equipe de vendas, atualizada constantemente por meio da entidade independente Aesculap, que promove cursos de capacitação ao redor do mundo. Os vendedores dão todo o suporte e orientação sobre o uso depois da venda”, explicou Sousa.
Também preocupada com treinamento profissional, em fevereiro de 2010, a Johnson & Johnson inaugurou em São Paulo o Johnson & Johnson Medical Innovation Institute, o primeiro da América Latina, criado com a missão de promover o avanço dos padrões de cuidados com a saúde.
O novo instituto possui sala de cirurgia integrada (Smart), três salas de cirurgia com dois conjuntos laparoscópicos de alta definição em cada sala, uma sala especial com seis sistemas de simulação em realidade virtual, sala de vídeoconferência e teleconferência para ensino à distância e um auditório.
De acordo com comunicado institucional da empresa, o objetivo do instituto é oferecer a médicos, enfermeiros, técnicos, administradores hospitalares e de planos de saúde dos diferentes países da região treinamentos em equipamentos médicos e procedimentos diagnósticos.
No Brasil, a Johnson & Johnson Medical Brasil atua junto a mais de 7 mil hospitais, atingindo uma média de 474 mil leitos e 245 mil médicos. Sua participação no mercado é de aproximadamente 30%.
Suas áreas-foco incluem monitoramento de glicose no sangue, problemas circulatórios, diagnóstico, cirurgia minimamente invasiva, esterilização, tratamento neurológico, reconstrução ortopédica das juntas, tratamento da coluna vertebral, medicina esportiva, suturas, cirurgia plástica, saúde da mulher e tratamento de ferimentos.
Em 2010, os produtos de destaque, da B.Braun, segundo Sousa, foram o SeQuent Please – cateter para tratamento de estenose coronária – e o Ecoflac – linha de soluções básicas.
O crescimento previsto pela B.Braun para 2011 é de 10%. No ano passado, a empresa alemã faturou R$ 400 milhões.
*A Johnson & Johnson não atendeu a solicitação de entrevista do Saúde Business Web referente ao prêmio, mas enviou informações referentes a área Medical Care da empresa
**A 3M também concorre na categoria Materiais de Consumo. No entanto, não atendeu a solicitação de entrevista até o momento da publicação.
Leia mais:
Johnson & Johnson investe US$ 5 bilhões P&D por ano
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.