Novas edições de Imunologia Básica, Robbins-Patologia Básica e Mims-Microbiologia Médica fornecem os conceitos fundamentais para o estudo e a prática clínica de estudantes e professores
IMUNOLOGIA BÁSICA
Autores: Abul K. Abbas, Andrew H. Lichtman e Shiv Pillai
|Págs: 336 |Formato: 17×24 |Preço: 195,00
A imunologia tem evoluído significativamente, assim como sua relevância na área de saúde e doenças humanas. Com o objetivo de incluir os novos avanços para a compreensão do sistema imunológico e apresentar as informações mais úteis a estudantes e professores, a Elsevier lança a tradução da 4ª edição de Imunologia Básica completamente revisada.
Os autores Abul K. Abbas (Universidade da Califórnia), Andrew H. Lichtman (Harvard Medical School e Brigham and Women’s Hospital) e Shiv Pillai (Harvard Medical School e Massachusetts General Hospital) dividem o livro em quatro grandes partes. Primeiro, apresentam os princípios mais importantes que regem o sistema imunológico por meio da síntese de uma vasta quantidade de dados experimentais, usando como critério o que é estabelecido pela investigação científica e que tem a maior relevância para a saúde e doenças humanas. Depois, mantêm o foco nas respostas imunológicas contra os microrganismos infecciosos. Em seguida, fazem uso de ilustrações coloridas para destacar princípios importantes. Discutem as doenças imunológicas também sob a perspectiva dos princípios, enfatizando suas relações com as respostas imunes normais. Finalmente, para tornar cada capítulo mais interessante e ajudar o aluno a assimilar conceitos, os autores repetem ideias-chave ao longo da obra.
Para a Sociedade Britânica de Imunologia, “o livro é mais um dos esforços bem-sucedidos dos autores para ensinar imunologia básica para iniciantes e resumir os principais conceitos da ciência em uma leitura fácil”.
Robbins – PATOLOGIA BÁSICA
|Autores: Vinay Kumar, Abul K. Abbas e Jon C. Aster
|Págs: 928 |Formato: 21×27 |Preço: 289,00
Em um momento em que os mecanismos fundamentais de doenças estão sendo revelados a um ritmo vertiginoso, a patologia mostra-se central para a compreensão da base molecular das enfermidades. A tentativa de capturar a essência desse novo conhecimento está na tradução da 9ª edição de Robbins – Patologia Básica (Elsevier), obra que, desde 1971, prepara o estudante de Medicina para o entendimento completo das patologias mais importantes.
Novas descobertas em genômica e medicina personalizada são abordadas nos capítulos iniciais sobre patologia geral e o impacto dos avanços científicos nos sistemas de órgãos descritos estão ao longo de todo texto. Para enfatizar os mecanismos da doença na prática da medicina há seções sobre patogenia, e os autores apostaram em quadros de informações-chave que sintetizam pontos essenciais e a tecnologia avançada na área.
Mais de 1.000 ilustrações coloridas – esquemas, fluxogramas e representações em diagramas das doenças – foram acrescentadas para facilitar a compreensão de conceitos difíceis, como o controle do ciclo celular, funções dos genes do câncer, interações entre o HIV e seus receptores. Manteve-se grande ênfase nas correlações clinicopatológicas e enfatizou-se o impacto da patologia molecular sobre a prática de medicina.
“Acreditamos firmemente que a patologia constitui o fundamento científico da medicina, e os avanços nas ciências básicas acabaram por nos ajudar a compreender as doenças em cada paciente”, afirmam os autores Vinay Kumar (Universidade de Chicago), Abul K. Abbas (Universidade da Califórnia) e Jon C. Aster (Harvard Medical School e Brigham and Women’s Hospital).
Mims – Microbiologia Médica
|Autores: Richard V. Goering, Hazel M. Dockrell, Peter L. Chiodini, Mark Zuckerman e Ivan M. Roitt.
|Págs: |Formato: |Preço:
Os agentes de doenças recém-emergentes continuam sendo identificados e as doenças antigas, supostamente sob controle, ressurgem. As infecções tropicais despertam cada vez mais interesse e há também uma conscientização acerca dos problemas de saúde das regiões mais pobres. Assim, é fundamental que estudantes tenham uma visão mais abrangente da microbiologia para compreender a base da interação hospedeiro-patógeno (ser humano-microorganismos) e interpretar corretamente os processos da doença e do controle da doença nos indivíduos e nas comunidades.
A tradução da 5ª edição de Mims – Microbiologia Médica (Elsevier) traz uma ampla descrição dos organismos que provocam doenças infecciosas em seres humanos – dos vírus aos vermes – e as bases biológicas das infecções, doenças, interações hospedeiro-patógeno, controle das enfermidades e atualização sobre as mais recentes descobertas da epidemiologia.
A obra contempla os organismos infecciosos, os mecanismos de defesa adaptativa do hospedeiro (corpo humano) e seus conflitos, a partir dos principais ambientes disponíveis para esses organismos, como o sistema respiratório, o trato gastrointestinal, o trato urinário, o sangue e o sistema nervoso central. Cada organismo que invade e se estabelece em cada um desses locais é examinado em relação às respostas patológicas que provocam. Os autores analisam também como os conflitos podem ser controlados ou eliminados, tanto no nível do paciente quanto no da comunidade.
Os autores Richard V. Goering (Creighton University), Hazel M. Dockrell e Peter L. Chiodini (Escola de Higiene e Medicina Tropical e Hospital para Doenças Tropicais de Londres), Mark Zuckerman (King’s College Hospital e Escola de Medicina King’s College) e Ivan M. Roitt (Middlesex University) desenvolveram uma lista de patógenos – glossário sobre vírus, bactérias e fungos – numerosas ilustrações coloridas e caixas de principais conceitos que tornam o assunto fácil de entender e lembrar. “O desafio é incorporar essa riqueza de informações a uma abordagem legível, empolgante e informativa. Acreditamos que é isso que o aluno encontrará nesta nova edição”, destacam.