Impulsionado pelo aumento de hospitais-dia no País, o pediatra Mário Novais acaba de investir R$15 milhões em um novo empreendimento no setor, o Barra Day Hospital, localizado no Rio de Janeiro. De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, atualmente, existem 421 unidades com esse perfil, principalmente em cidades como São Paulo, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro – este obteve um crescimento de 72% nos últimos cinco anos.
A instituição tem o objetivo de oferecer serviços diferenciados e tecnologia de qualidade para atender às necessidades da classe A. Com centro cirúrgico, UTI, sala de recuperação pós-anestésica e 13 apartamentos, o Barra Day oferece serviços para pacientes e acompanhantes, como transporte de paciente em carro executivo, cardápio individualizado para o paciente, cozinha contemporânea para o acompanhante, internet wireless gratuita, TV a cabo e Smart TV em todos os apartamentos.
O Diretor Executivo da instituição também levou em consideração o potencial de crescimento da Barra da Tijuca para escolher o local do investimento, já que o bairro tem a segunda maior renda per capita da cidade do Rio de Janeiro, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a maior oferta de imóveis, residenciais e comerciais, para venda e locação.
Dados do Sindicato da Habitação (Secovi-Rio) mostram que, só no mês de maio, a Barra da Tijuca lidera as ofertas de imóveis comerciais para venda (48%) e aluguel (30%), seguido pelo Centro e Copacabana, segundo e terceiro bairros melhor com maior disponibilidade de imóveis comerciais.
Novais afirma que a Barra da Tijuca é uma das áreas com maior desenvolvimento do Estado. O morador do local anseia por ter todos os serviços que utiliza no próprio bairro. Na área da Saúde, é grande o número de moradores que saem da região procurando serviços de alto nível, principalmente em cirurgia plástica.
A instituição também almeja oferecer um atendimento mais individualizado. O diretor executivo da instituição conta que ao contrário dos grandes hospitais, onde o fluxo de pacientes é mais intenso, no Barra Day Hospital as equipes de enfermagem e administração estão sendo inteiradas sobre a rotina dos médicos, o que proporciona mais agilidade nos procedimentos.
Ele ressalta que a burocracia dos grandes hospitais dobra o tempo despendido e encarece o custo de procedimentos cirúrgicos em cerca de 30%?.
Médico como cliente
Ao idealizar o empreendimento, a direção do Barra Day procurou atender as necessidades também de outro público-alvo: o médico. O diretor técnico do hospital, Rafael Zdanowski, conta que é notória a migração de especialistas de renome para a Barra da Tijuca e que acabam precisando sair da região em busca de um padrão de qualidade para atender seus pacientes da classe alta.
Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP-RJ) revelam que 55,65% dos especialistas cariocas têm sua vida ligada à região. Zdanowsk diz ainda que o levantamento mostrou que há o dobro de cirurgiões plásticos na Barra, Recreio e Jacarepaguá do que em bairros tradicionalmente ?médicos? do Rio, como Botafogo, Copacabana e Ipanema.
Zdanowski destaca alguns pontos valorizados pela classe médica e que são oferecidos pelo Barra Day: estacionamento gratuito para equipe médica, sala de estar médico com acesso gratuito à internet, centro cirúrgico com instalação de mídia de gravação nas salas de cirurgias e equipamento para realização de conferências e transmissão de cirurgias em tempo real, além de outros suportes tecnológicos como, aparelho de gasometria/hematócrito, intensificador de imagem (arco em C), câmara acoplada ao foco cirúrgico preparada para gravação e transmissão online do procedimento.
Com capacidade de realizar 360 cirurgias por mês, a expectativa dos diretores do Barra Day Hospital é de alcançar 100% da capacidade, até o fim deste ano.
Barra Day Hospital em números
– área construída: 750m2
– área total: 1.500m2
– leitos de UTI: 01
– número de apartamentos/leitos: 12
– salas cirúrgicas: 03
– equipe: médico cirurgião plantonista 24h, 02 enfermeiros chefes diaristas; enfermeiro supervisor 24h, técnicos de enfermagem 24h, nutricionista diarista e copeiras 24h, além de gerência de hotelaria, gerência administrativa e ouvidoria.
– restaurante próprio com serviço à La carte
– estacionamento no local (gratuito apenas para equipe médica)
– capacidade: 360 cirurgias/mês