A Associação Brasileira de Empresas Certificadas Boas Práticas de Fabricação (ABECbpf) anunciou a contratação do consultor técnico, Roberto Barbirato. Em entrevista, o profissional relatou seus futuros desafios após atuar por 16 anos nas Vigilâncias Sanitárias do Município e Estado de São Paulo. Barbirato é o presidente-diretor da RB Consultores e Auditores Associados e será através desta pessoa jurídica que os serviços serão prestados.
Saúde Business Web: De que forma foi feito o convite para empossar como novo consultor técnico da Abec?
Roberto Barbirato: Eu já conhecia bem a associação devido meu longo tempo de trabalho na Anvisa, e no final de dezembro a Abec me possibilitou fazer parte das Boas Práticas de Fabricação. Após ter recebido o convite de trabalho, em março optei por aceitar trabalhar em conjunto com a associação. O próximo passo será oficializar minha vinda à Abec. Provavelmente, dentro de um mês, uma reunião será marcada para que isto aconteça de fato.
Deixe o seu comentário sobre esta notícia
Tem mais informações sobre o tema? Então, clique aqui
SBW: Como foi sua trajetória na Anvisa e o que deverá ser diferente nessa nova fase profissional?
Barbirato: Tenho 16 anos de Vigilância Sanitária no Estado de São Paulo. Durante dois anos exerci a função de inspetor fiscal, sendo efetivado como diretor e atuando no cargo por 10 anos. Enfim, encerrei minha carreira na Anvisa, em Brasília, como gerente geral de Inspeção, ao longo de 4 anos. Com toda essa experiência eu acredito que a principal barreira e diferença que deverei encontrar na Abec será deixar de lado o papel de cobrador a orientador. O esculpo permanece o mesmo, apenas muda o foco do trabalho.
SBW: Como consultor técnico, quais serão suas atividades?
Barbirato: A principal atividade é orientar as boas práticas conforme a lei. As orientações serão dadas com o objetivo de qualificar empresas e produtos e, desta forma, classificá-los diante de seus consumidores.
SBW: Que benefícios um consultor técnico pode trazer para a associação?
Barbirato: Nós conhecemos bem a forma em que funciona a política, e justamente por termos o outro lado da visão, em relação aos empresários, será função da ABECbpf fazer com que este posicionamento de mercado seja primeiro percebido e depois entendido pelo conjunto da sociedade que deles se beneficia. O empresário tem a visão focada em outras ferramentas, em outros pontos importantes, e o consultor técnico enxerga a inspeção, podendo orientar quais os meios de se obter as boas práticas.
SBW: Quais suas expectativas profissionais na Abec?
Barbirato: Espero ajudar a crescer o número de empresas certificadas. Afinal, eu defendo a excelência das certificações, que tem caráter mundial. Pela Anvisa, representei o Brasil no Mercosul e sei a importância que isso traz para o País. A certificação nada mais é do que um processo de melhoria contínua. Por isso, é importante que as instituições de saúde tenham entre seus diretores, gerentes, técnicos, compradores, elementos que consigam distinguir e valorizar a importância das Boas Práticas de fabricação.