Maiores investimentos em tecnologia, aumento da expectativa de vida e aumento da renda e do emprego, levando à ampliação do acesso aos planos de saúde pelas classes C e D. Estes são os fatores que têm impulsionado o mercado de saúde, e de carona o setor de bancos vem aproveitando a oportunidade e mostrando resultados sustentáveis. Pelo quarto ano consecutivo, o Itaú venceu a categoria de serviço financeiro do prêmio Top Hospitalar. Durante o ano de 2011, o banco apostou nas linhas de crédito com garantia de recebíveis do SUS (Sistema Único de Saúde) e de operadoras de plano de saúde. Com este tipo de garantia, as empresas ampliam o acesso ao crédito, suprindo suas eventuais necessidades de caixa para pagamentos de fornecedores e funcionários.
O Itaú registrou aumento de 9% no total de clientes deste segmento em 2011 e incremento de 12% da carteira de crédito quando comparado ao mesmo período do ano de 2010. Segundo o diretor de produtos da área Empresas do Itaú, Carlos Eduardo Maccariello, o crescimento do segmento deve-se ao cenário econômico positivo, somado ao aumento da expectativa de vida e a crescente exigência por serviços de melhor qualidade por parte dos usuários. ?Esse setor continua com ótimas perspectivas para 2012?, afirma o executivo.
A instituição financeira também oferece como serviço aos hospitais, clínicas e laboratórios o leasing que permite o financiamento de equipamentos médico-hospitalares, além das linhas de repasse do BNDES para a reforma, modernização e expansão de suas instalações. Além disso, o banco dispõe de uma linha exclusiva para compra de equipamentos importados (Leasing Doméstico de Produtos Importados), no qual o banco importa o bem por conta própria ou por encomenda, via trade, sem a necessidade de o hospital obter o cadastro junto à Secretaria da Receita Federal como importadora. ?A operação é contratada em reais para evitar que o hospital fique exposto à variação cambial?, explica Maccariello.
Para o diretor do banco, o grande desafio do setor é aumentar a capacidade de atendimento na mesma proporção de crescimento dos usuários dos planos de saúde, devido à ascensão das classes C e D. Serão necessários grandes investimentos no setor para garantir a qualidade do atendimento.
Também mais uma vez finalista da categoria, o banco Bradesco tem uma área de saúde que visa dar um atendimento especializado e de forma constante, desenvolvendo produtos, serviços e soluções para o setor. De acordo com o diretor da área de empréstimos e financiamentos, José Ramos Rocha Neto, boa parte dos hospitais, clínicas e laboratórios estão classificados como ?média empresa? e este segmento teve um crescimento de destaque das suas operações de crédito no banco no ano passado. ?Em 2011, houve avanço de 22,7% contra 17% que foi a média do banco?, conta. O Santander também disputou o troféu do Top Hospitalar 2011 nesta categoria.