Quando olhar para trás

À juventude

A vida, por mais que pareça um senso comum, passa depressa. A velocidade é, por vezes, assustadora. É muito rápido, mas também aprendi lições que gostaria de deixar registradas para as novas gerações, pessoas que gostaria que lessem antes que seja tarde demais.

Meu nome é Sérgio de Lima, tenho 70 anos e trabalhei com exportação dos 14 aos 68 anos. Cheguei a conhecer uma parte do mundo com pessoas e culturas diferentes. Aprendi que a Terra é muito grande mas ao mesmo tempo, muito pequena. Num vasto território, diversas coincidências, e o ser humano carrega consigo um sentimento de bondade compartilhadas por pessoas das mais diferentes culturas. Ah bom, começarei a escrever algumas lições:

Primeiro, confiem em vocês mesmos! Não achem que vocês não são bons o suficientes, que não é para vocês, que os outros são superiores a você. Vá e lute por isso! O máximo que você recebera será um não. Só não fique parado remoendo a sua incapacidade. Batalhe contra você mesmo, contra sua preguiça, contra seu medo, contra sua incapacidade até, o resto será consequência. Corra e busque a combinação de talentos próprios e gere valor para a sociedade. Seja reconhecido por suas realizações inspiradoras!

A seguinte lição é uma que aprendi desde os meus 19 anos e que ainda carrego comigo. Numa viagem que fiz ao velho continente durante a minha juventude, senti na pele a importância de realmente cuidar das pessoas que importam para você. Famílias, amigos, animais de estimação, é importante você estar consciente do quanto essas pessoas são importantes na sua vida, e não só expressar mas sim transmitir a eles o carinho, a gratidão por estar contigo, não importando a distancia.

A última lição é que o tempo passa mais depressa do que imagina. Vocês jovens costumam achar que dura para sempre. Mas não, logo aparecerão os cabelos brancos, as primeiras rugas…Infelizmente acaba, e bastante rápido. Aproveite então cada segundo mas não exagere com o seu corpo senão sofrera no futuro. Não fique pensando: será que eu realmente consigo? E perder o prazo, como já fiz. Não fique pensando: eu não consigo. Vá e coloque sua energia. Diga para as pessoas que você gosta que você gosta delas, antes que seja tarde demais. Antes que o tempo corroa qualquer coisa, viva intensamente, não viva de arrependimentos, alias, arrependimento por ter feito é melhor que de não ter feito, em todos os seus bons sentidos.

Espero que tenha conseguido dar um esboço sobre algumas lições que aprendi na vida. Cuide-se! Divirta-se!

Autor: Tymo Nakao, estudante do 2 ano de Medicina da Unicamp