No Hospital Anchieta, Antonieta Barbosa falará sobre direitos do paciente e apontará caminhos para reduzir a burocracia e as adversidades em torno do tratamento
Na segunda-feira (03/05), o Hospital Anchieta e o CEON recebem a pernambucana Dra. Antonieta Barbosa. Autora do livro “Câncer: Direito e Cidadania”, a advogada vem à capital federal a convite da psicóloga Paola Brocchi, para realizar no Hospital Anchieta, uma palestra aberta à comunidade. “O objetivo é apontar caminhos e oferecer dicas para que, de maneira menos desgastante possível, os pacientes e seus familiares possam identificar, reivindicar e fazer valer os seus direitos, resgatando assim, sua cidadania e sua dignidade”, revela.
Segundo a autora da primeira obra sobre o tema no Brasil, a inspiração para escrever veio da experiência pessoal, vivida a partir do diagnóstico de câncer de mama, em 1998. Foi diante do desafio de enfrentar a doença que ela observou o quão complexo é encarar também a burocracia decorrente do tratamento, do afastamento do trabalho, entre outras. Curada, destinou conhecimento jurídico e vivência em favor da causa.
No Brasil, o Inca prevê para 2010 cerca de 490 mil novos diagnósticos. “Com a incidência da doença, também é nosso papel orientar a população sobre prevenção e enfrentamento das adversidades do tratamento”, diz o oncologista clínico Bruno Oliveira, coordenador do CEON – unidade localizada no Hospital Anchieta.