Em se tratando de sistemas de saúde que servem de modelo, o australiano é um deles, já que apresenta um alto nível de satisfação por meio dos usuários. Ele é bastante complexo e envolve os diferentes níveis do governo, fundos públicos e privados e provedores. Os fundos do governo australiano investem nos serviços de saúde, os fundos estatais administram e fornecem os serviços; os profissionais de saúde privados oferecem a maior parte do tratamento e o setor privado é bastante grande.

A Austrália possui um sistema de saúde baseado em impostos pagos pela sociedade e em um imposto compulsório para os seguros de saúde. Este imposto financia cerca de 8.5% dos gastos totais de saúde; os governos apresentam cerca de 68% e os 32% restantes vêm de fontes privadas.

O tratamento final é gratuito para o usuário e sem limite de uso. O atendimento hospitalar e as consultas especializadas são gratuitos e os bens farmacêuticos são subsidiados pelo governo para apresentarem custos finais menores.

Não há racionamento de tratamento em termos de decisão do que deve ou não ser oferecido para a população, mas uma medida de racionamento implementada é haver uma lista de espera para cirurgias eletivas, por exemplo.

Em 2004, 9,5% do PIB australiano foi focado no sistema de saúde do país. Qualquer reforma nos sistemas de saúde pelo mundo são complexas, mas no australiano precisa passar por Governo Federal, Estados e setor privado, gerando uma burocracia grande comparado a países como EUA, Nova Zelândia e Grã-Bretanha para qualquer possível reforma.

Como é empreender na Austrália?

  1. Completar o Formulário “Aplicação para Registro como uma Empresa Australiana”; Obter um certificado de incorporação e um número de empresa australiano (ACN): O procedimento dura um dia e custa AUD 433, ou seja, cerca de 900 reais.
  2. Registrar para a ABN no Escritório de Impostos Australiano (ATO): O procedimento dura um dia e não há custos de saúde.
  3. Ir a uma agência de seguros e se cadastrar em um Segura de Compensação de Trabalhador: O procedimento dura um dia e não há custos de saúde.

Como já é clássico nos posts, trouxemos algumas startups australianas para que vocês possam conhecer:

HealthEngine: É um site com informações sobre doenças, exames, procedimentos e um guia de médicos gerais e especialistas australianos para facilitar a vida do paciente na hora de buscar por atenção médica.

RemoteConsult: É uma plataforma par profissionais de saúde que armazena todas as informações de agenda e relatórios médicos na nuvem, tornando o acesso fácil e possível em qualquer lugar.

Health.com.au: A empresa tem como objetivo tornar simples e prática a escolha e compra de planos de saúde. Eles ganharam o Australian Telstra Business Award para melhor startup de 2013.

Quer receber matérias como essa em seu email?

[mc4wp_form]