Com o aumento significativo nas buscas por médicos na internet nos últimos anos, empresas do setor de saúde estão apostando em estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar sua presença online e reduzir os custos de aquisição de clientes.
De acordo com estudos recentes, as buscas por médicos na internet cresceram em média 50% nos últimos quatro anos. O Google, em particular, é o meio mais citado por 47% dos respondentes para obter informações sobre questões de saúde, como sintomas e doenças.
“Neste contexto, estratégias como SEO se tornam fundamentais para que as empresas possam aumentar sua presença online e melhorar seu ranking nos resultados de pesquisa, o que impacta em um maior tráfego orgânico para seus sites”, destaca João Lee, CEO da Simplex, startup especializada em aumento de tráfego, conversão e vendas online.
Uma empresa que obteve sucesso com essa abordagem é a Melvi, uma healthtech que conecta pacientes a profissionais de saúde especialistas. Após seis meses de campanha focada em SEO, a empresa viu um retorno sobre o investimento de mais de 50% e uma redução de 40% no custo de aquisição de clientes.
“Com esta constatação, entendemos que era preciso investir em uma estratégia de SEO para aumentar a presença nos resultados de pesquisa de forma orgânica. Em praticamente um mês percebemos o aumento do fluxo de visitas orgânicas do site, que passaram de 10% para 20%. Nosso Custo por Clique (CPC), por exemplo, caiu de R$5,37 para R$3,52, se refletindo na redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)”, relata João Baccarin, head de Growth da Melvi.
Ao contrário de outras formas de publicidade online, o SEO é uma estratégia de longo prazo, construindo uma base sólida para o crescimento contínuo do tráfego orgânico ao longo do tempo. Isso significa que as empresas podem colher os frutos do SEO por um período prolongado, gerando um retorno sobre o investimento duradouro e sustentável.
“O SEO não deve ser usado como único motor para a conversão de vendas. Ele existe para gerar tráfego qualificado e aumentar a relevância do domínio, o que consequentemente aumenta as chances de conversão das vendas”, explica João Lee.
Portanto, o investimento em SEO está se tornando uma tendência cada vez mais forte no setor de saúde, onde empresas buscam não apenas atrair clientes, mas também estabelecer uma presença digital sólida e duradoura.