Auditores da Controladoria Geral da República vão acompanhar e até fazer parte da nova equipe da área de licitações do ministério da Saúde. O objetivo é reestruturar a coordenação-geral de Logística, já que todos os ocupantes de cargos de chefia e outros funcionários ligados à compra de medicamentos estão sendo desligados. A decisão foi tomada durante reunião, nesta sexta-feira (21), do ministro da Saúde, Humberto Costa, com o ministro do Controle e da Transparência, Waldir Pires, informa a Agência Brasil. O ministro da Saúde já demitiu 15 funcionários envolvidos em fraudes na compra de hemoderivados, remédios fabricados a partir da proteína do sangue para o tratamento de doenças como a hemofilia. Entre os demitidos estão o coordenador geral de Recursos Logísticos, os titulares das cinco coordenações que compõem o setor de Suprimento de Medicamentos e Correlatos, de Programação e Execução Orçamentária e Financeira, Obras e Serviços de Engenharia, Apoio Operacional, Suprimento e Controle Patrimonial, e os chefes das divisões de Aquisição de Medicamentos e de Armazenamento e Distribuição de Medicamentos.
Novas demissões poderão ocorrer na próxima semana, ?mas elas não significam, no entanto, o envolvimento dessas pessoas em irregularidades, representa apenas medida preventiva para a reestruturação da área de licitações?, afirmou o Ministro Humberto Costa em nota.
Das 14 pessoas presas esta semana pela Operação Vampiro, da Polícia Federal, nove eram funcionários do Ministério da Saúde.