Na próxima terça-feira (26), será realizada uma audiência pública sobre o funcionamento do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, que serviu de referencia para e edição da Medida Provisória 520/10. Essa MP cria à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com o objetivo de apoiar a prestação de serviços médico-hospitalares, laboratoriais e de ensino e pesquisa nos hospitais universitários federais.

O debate foi sugerido pelos deputados Danilo Forte (PMDB-CE) e Lelo Coimbra (PMDB-ES). Danilo Forte, que é o relator da MP, e o deputado Lelo Coimbra visitaram o hospital em 7 de abril. Eles afirmam que no Hospital das Clínicas de porto Alegre puderam observar os serviços gratuitos de assistência medico-hospitalar e laboratorial à comunidade. Além de atividades de apoio ao ensino, à pesquisa e a formação de recursos humanos no campo da saúde pública, dentro das instituições federais de ensino superior.
A audiência pública contará com as comissões de Educação e Cultura; e de seguridade Social e Família. Foram convidados para comparecer ao evento: o ministro da Educação, Fernando Haddad, o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mauro Antônio Czepielewski e o presidente do Hsopital das Clínicas de Porto Alegre Amarílio Vieira de Macedo Neto.