A farmacêutica AstraZeneca concordou em pagar US$ 68,5 milhões a 37 estados dos EUA e ao distrito de Columbia em resposta às denúncias de que a companhia divulgou de forma enganosa seu medicamento antipsicótico Seroquel.
O acordo soma-se a outro, de US$ 520 milhões, que a AstraZeneca londrina fechou com os EUA no ano passado a respeito da comercialização do Seroquel, segundo Tony Jewell, um porta-voz da companhia.
Apesar da empresa negar as acusações, segundo Jewell, a empresa acredita que é importante encerrar essas questões e continuar com o negócio de oferecer medicamentos aos pacientes.
A companhia divulgou o Seroquel para usos que não eram aprovados pela FDA (Food and Drug Administration), segundo alegaram os governos federal e estaduais.
A AstraZeneca promoveu a droga – aprovada para esquizofrenia e transtorno bipolar – para demência, depressão e ansiedade, violando as regras federais para medicamentos, de acordo com os estados. Apesar de os médicos poderem prescrever remédios para outras doenças, as empresas não podem divulgar usos além dos aprovados.
*Com informações da Bloomberg
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.
Tags