A Associação da Congregação de Santa Catarina (ACSC) fechou recentemente um contrato para a implementação do Hepic (Hospital Epidemiologic Control), software desenvolvido pela First Solutions Brasil e que permite a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde. O controle será feita pelas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da própria rede de hospitais da entidade.
Atualmente, a ACSC administra centros de saúde e oito hospitais próprios, entre os quais o Hospital Santa Catarina (São Paulo) e a Casa de Saúde São José (Rio de Janeiro), onde o Hepic já está em fase de implantação. O software foi avaliado por médicos, enfermeiros e profissionais de TI da ACSC e, de entre outras ferramentas, o sistema foi escolhido pela usabilidade e especialização, segundo Camila Sardenberg, diretora corporativa de qualidade e segurança do paciente da Santa Catarina.
Com a ferramenta, a CCIH deve aumentar a eficácia no recolhimento e na disponibilização de informação em tempo real. Segundo Camila, além de economizar tempo nas ações, o software deve reduzir desperdícios ao padronizar ações e recursos para diagnóstico e tratamento das infecções. Além disso, prevenir danos e melhorar a segurança e assistência ao paciente.