Dê uma olhada no gráfico abaixo. Ele mostra os preços representativos para uma substituição de joelho para pacientes diferentes em diferentes contextos. A coisa mais chocante sobre o gráfico é que os preços para essencialmente o mesmo procedimento variam enormemente. Aqui estão algumas perguntas óbvias:

Por que o preço de uma substituição do joelho de um cão – que envolvem a mesma tecnologia e as mesmas habilidades médicas que são necessários para os seres humanos – é menos de 1/6 o preço típico que uma companhia de seguros de saúde paga por operações humanas? Por que é inferior a 1 / 3 do que os hospitais dizem ser o custo do Medicare para fazer o procedimento é?

Como é um canadense capaz de vir para os Estados Unidos e obter uma substituição do joelho por menos da metade do que os americanos estão pagando?

Como os canadenses que recebem próteses de joelho nos EUA pagam apenas alguns milhares de dólares mais do que os turistas pagam médicos na Índia, Cingapura e Tailândia – lugares onde o preço é supostamente uma fração do que normalmente pagam neste país?

Por que as taxas que os empregadores dos EUA e companhias de seguros estão pagando variam por um fator de 3-1, quando estrangeiros, e até mesmo alguns dos EUA, estão oferecendo um pacote com o mesmo preço para todos?

É incrível como muitas vezes as pessoas não conseguem ver a floresta por causa das árvores. Pense quantos volumes foram escritos tentando (sem sucesso) explicar por que nossos custos de cuidados de saúde são tão altos. Às vezes, as respostas a questões complexas são mais facilmente encontrados pelas mais simples das perguntas.

Mas, primeiro, um parenteses. Um estudo realizado por Miriam Laugesen e Glied Sherry, publicado em Health Affairs, afirma que a razão pela qual os EUA gastam mais com saúde do que outros países é que os americanos pagam preços mais elevados – em particular, taxas mais elevadas para o médico. Esta afirmação não faz sentido, considerando que os rendimentos dos médicos são apenas cerca de 10% dos gastos de saúde e o valor pelo qual as taxas dos médicos nos EUA excedem honorários médicos estrangeiros é apenas um par de pontos percentuais.

Comentando o estudo, Uwe Reinhardt diz o que temos dito muitas vezes: em termos de recursos reais usados, não podemos estar gastando mais do que outros países. Greg Scandlen é apropriadamente crítico em diferentes assuntos. Mas todo mundo parece ter perdido o ponto mais interessante: Muitos pacientes dos EUA não estão pagando mais do que os estrangeiros pagam.

Vamos voltar à questão canina. Quando você se recupera de sua cirurgia de substituição do joelho, digamos que você passe duas noites num quarto de hospital, com todos os confortos de um hotel de luxo. Fido recupera em uma gaiola, que, presumivelmente, custa muito menos. Mas mesmo com as refeições, duas noites em um hotel deve vir em menos de US $ 1.000. A diferença de preço que estamos tentando explicar é cerca de 27 vezes esse valor.

Então, há a diferença de habilidade dos cirurgiões. Presumivelmente, os cirurgiões que operam os seres humanos são mais talentosos, e, portanto, mais valiosos. Mas você sabe que um cirurgião ortopédico em Dallas normalmente é pago um montante igual a cerca de 10% dos 32.500 dólares de uma seguradora paga ao hospital. Isso é menos do que a taxa que fica para o representante de vendas para vender o joelho artificial para o hospital. (Eu vou comentar este escândalo em outro dia.)

Eu suponho que você (como paciente) iria receber mais atenção do que Fido de enfermeiros e pessoal de apoio para um ou dois dias de recuperação. Adivinha o quanto um enfermeiro é pago em Dallas? É cerca de US $ 30 por hora. Íngreme. Mas nem de longe a explicação que estamos procurando.

Vamos pegar os hospitais custo reais que Medicare diz que incorrem para este procedimento. É cerca de US $ 15.000, não incluindo a taxa do cirurgião. Mas, se os veterinários podem fazê-lo por um terço desse montante, é difícil ver por que o custo hospitalar humano não é, pelo menos, metade do que realmente é.

As explicações que eu posso ver acima com o porquê joelhos humanos custam muito mais são (1) regulamentação do governo, (2) a responsabilidade pela negligência e (3) as ineficiências criadas pelo sistema de pagamento de terceiros. Parece que esses três fatores estão dobrando o custo de EUA cuidados de saúde.

Vamos dar atenção primeiro a regulamentação. Em termos de regras, restrições e requisitos burocráticos, o setor dos cuidados de saúde é uma das indústrias mais regulamentada em nossa economia. Requisitos regulamentares se intrometem de forma altamente visível sobre as atividades da equipe do hospital e afetam praticamente todos os aspectos da prática médica. Em Patient Power, Gerry Musgrave e eu descrevemos os encargos enfrentados pelo Scripps Memorial Hospital, um serviço de médio porte (250 leitos) de cuidados agudos, em San Diego, Califórnia. Scripps tinha que responder a 39 órgãos governamentais e 7 entidades não-governamentais. Periodicamente preenchiam 65 relatórios diferentes, cerca de um relatório para cada quatro leitos. Na maioria dos casos, os relatórios exigidos não eram formulários simples que poderiam ser preenchidos por um funcionário. Muitas vezes, eles eram longos e complicados, exigindo o registro diário de informações por funcionários do hospital altamente treinados.

Depois, há o sistema de negligência. Estimativas colocam a carga do sistema entre 2% e 10% do custo dos cuidados de saúde EUA. Mas é difícil separar os efeitos da negligência dos efeitos da regulação. Lembre-se, ambas as instituições estão tentando fazer a mesma coisa: reduzir a incidência de eventos adversos (não importa o quão imperfeitamente). Se um hospital deixa de seguir uma regulamentação, e que a falha leva à morte do paciente, a falha seria sem dúvida a base para um processo judicial pornegligência. Assim, a existência do sistema de imperícia ajuda a incentivar o cumprimento dos regulamentos – fazendo-os mais caros.

Finalmente, existem as ineficiências produzidas pelo sistema de pagamento de terceiros. Nós já mostramos que, quando os fornecedores não concorrem pelos pacientes com base no preço, eles normalmente não competem em qualidade também. No setor hospitalar, eles tendem a competir em amenidades em vez disso. Mas a maneira de competir em amenidades égastar mais em amenidades. E isso aumenta os custos. Para apreciar o que seus prêmios de seguro de saúde estão comprando, considerar este item de um post anterior:

Serviço de portaria. Banheiras Jacuzzi. Bacon-wrapped scallops ou New York strip steak preparados por experientes chefs e trazidos para o seu quarto.

Essas facilidades podem ser encontradas na maioria dos novos hospitais no Colorado e em todo o país. Já foram os dias de estéreis corredores brancos, luzes fluorescentes e cortinas de pano separando os pacientes no mesmo quarto. Os últimos hospitais oferecem abundante luz natural, cores quentes nas paredes e pisos, arte calmante e quartos privados com grandes janelas e vídeos de relaxamento.

Sky Ridge Medical Center, em Lone Tree apresenta lareiras em cada andar. Hospital Infantil de Colorado em Aurora oferece jogos de vídeo game nos quartos dos pacientes. A cafetaria no novo Hospital Santo Antônio de 435 milhões dólares em Lakewood inclui uma máquina de refrigerante que pode fazer 100 tipos diferentes de bebidas.

Agora vamos considerar o turismo médico. Se você perguntar a um hospital no seu bairro para dar-lhe um preço de pacote em um procedimento cirúrgico padrão, você provavelmente terá seu pedido recusado. Após a supressão das forças normais de mercado pela maior parte de um século, hospitais raramente estão interessados ​​em competir no preço pelos pacientes que provavelmente vão conseguir como de clientes de qualquer maneira.

Um paciente estrangeiro é uma questão diferente, no entanto. Este é um cliente do hospital que não vai ficar se você não competir por ele. É por isso que um número crescente de hospitais dos EUA estão dispostos a dar transparência de preços, pacote para estrangeiros, e estes preços são muitas vezes perto do custo marginal da assistência.

North American Surgery negociou descontos com cerca de duas dezenas de centros de cirurgia, hospitais e clínicas nos Estados Unidos, principalmente para os canadenses que são incapazes de obter cuidados oportunos em seu próprio país. O preço da empresa para pagamento em dinheiro de uma substituição do joelho nos Estados Unidos é de US $ 16.000 a 19.000 dólares, dependendo da hospital de um paciente escolhe.

Mas, e é isso que é interessante, os mesmos princípios econômicos que se aplicam ao paciente estrangeiro que está disposto a viajar para os EUA para a cirurgia também se aplicam a qualquer paciente que está disposto a viajar. Isso inclui os cidadãos dos EUA. Em outras palavras, você não tem que ser um canadense para tirar vantagem da capacidade da North American Surgery para obter preços de baixo custo do pacote. Todos podem fazê-lo.

As implicações de tudo isto são surpreendentes. Muitos hospitais dos EUA são capazes de oferecer preços para pacientes viajando que são competitivos com os preços praticados pelas melhores instalações turísticas médicas ao redor do mundo. (Você não tem de viajar para a Tailândia, afinal.) No entanto gostaria de inserir esta nota de cautela: Apesar de um hospital com excesso de capacidade ganhar com a cobrança do custo marginal de cuidados, isso pode não cobrir os custos totais que devem ser cobertos para a sustentabilidade do negócio, se ele cobrar de todos os clientes o mesmo preço. Assim, os preços que estamos vendo agora podem não ser os preços do ponto de equilíbrio de longo prazo.

A última pergunta é: Por que os empregadores dos EUA e as seguradoras pagam tanto a mais e porque essa quantia a mais varia tanto?

Em parte, porque em todo o mercado de medicina, os preços não significam vendas como acontece em outros setores da economia. Mesmo ressonâncias magnéticas variam mais de 650% em uma única cidade. Além disso, a maioria dos provedores não sabe mesmo como precificar seus serviços, porque eles não sabem quais são os seus custos.

Um problema mais básico é que as seguradoras não estão dispostas a adotar o que eu chamo de “casualty model” de seguros e que hoje é mais comumente chamado de “compra baseada em valor.” Compra com base em valores significa que a seguradora escolhe um ou ou mais serviços de alta qualidade e de baixo custos e encaminha seus pacientes para esses lugares. Pacientes estão livres para ir para outro lugar, mas pagam o custo total marginal dessas escolhas quando eles forem exercidas. Isso pode incluir pedir ao paciente para viajar.

Ser penalizado financeiramente por se recusar a viajar para outra cidade para uma cirurgia não vai ficar bem com um monte de funcionários e suas famílias. Mas eu suspeito que esta será apenas uma inconveniência temporária na evolução do sistema de saúde. Uma vez que algumas pessoas começam a se movimentar para tirar proveito dos preços mais baixos e maior qualidade, concorrência por preço de qualidade vão acontecer en todo o sistema. Nesse ponto, o mercado hospitalar começará a se assemelhar a um mercado normal.

Fonte: HealthWorks Collective