Atual secretário de Saúde de São Bernardo do Campo (SP), o petista Arthur Chioro deve assumir o Ministério da Saúde no lugar de Alexandre Padilha, pré-candidato do Partido dos Trabalhadores ao governo do estado de São Paulo. O convite teria sido formalizado pela presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira (21), por indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e contraria previsões de que o substituto viria de dentro do próprio Ministério.
Chioro esteve em reunião durante a manhã com a presidente Dilma, e tinha um almoço programado com Padilha no período da tarde para tratar de assuntos da pasta, que deve assumir até o dia 3 de fevereiro. O Ministério da Saúde é uma das pastas de maior orçamento – R$ 106 bilhões em 2014 – e, dada sua importância estratégica, continua nas mãos do PT.
Após sua saída da pasta, Padilha deve se dedicar à campanha pelo governo paulista em caravana pelo estado. Chioro, por sua vez, deve ajudar na campanha pelo governo paulista ao aproximar o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, também do PT.
* com informações do portal G1, da Folha de S. Paulo e de O Estado de S. Paulo