Há um ano a catarinense Pixeon e a paulista Medical Systems anunciaram a união de suas operações. A fusão resultou, segundo as empresas, além de uma maior cobertura comercial e da integração entre os sistemas de PACS e RIS, em um ganho de mercado no segmento de hospitais. De todos os negócios fechados pela empresa desde a união das operações, 32% são em hospitais, incluindo novas vendas e expansão de soluções e serviços.
Em 2013, a Pixeon fechou o primeiro semestre de 2013 com aumento de 39% nas vendas frente ao mesmo período do ano passado. A empresa ampliou serviços na Santa Casa de Porto Alegre (RS), com a integração de cinco novas clínicas do complexo, e também fechou um contrato com o Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Também expandiu operações no Nordeste, com a implantação de sistemas no Hospital Santa Izabel, em Salvador (BA). No Centro-Oeste, a unidade de Campo Grande do Hospital de Câncer de Barretos também terá as soluções da empresa.
Além dos novos clientes, a empresa entrou neste ano no segmento de oftalmologia, área em que a tecnologia para diagnósticos é considerada ainda pouco explorada. Nos planos da empresa também está o fortalecimento na área laboratorial.
Roberto Ribeiro da Cruz, CEO da Pixeon Medical Systems, diz que após a fusão um dos projetos que começaram a ser gestados foi uma plataforma na nuvem que deverá ser lançada em 2014.