A empresa tem em sua missão ajudar pessoas a acessar o risco próprio e dos descendentes para doenças e condições genéticas. Para o FDA, o fato de a startup estar classificando risco médico o configura como medical device. O anúncio da FDA também disse que a empresa pode induzir o indivíduo a realizar procedimentos de risco, como cirurgias, ao receber falsos positivos ou falsos negativos. A 23andMe tem um database de 400 mil indivíduos e esta é uma lista importante de dados para geneticistas e pesquisadores, mas isso não foi suficiente para evitar o bloqueio.

Em 2007, a startup recebeu investimento do Google de $3.9 milhões em série A e acumulou $50milhões em série D de empresas como o Google, NEA e Milner. A 23andme também ganhou da TIME o prêmio de inovação do ano de 2008 e já enfrentou problemas regulatórios antes, com organizações estatais de Nova York e da Califórnia.

Agora, a 23andme está se mudando para mercados com falantes de inglês fora dos EUA . Eles afirmaram estar estudando oportunidades internacionais. E, enquanto espera pela aprovação da agência, a startup pretende oferecer serviços de testes genéticos parciais ou totais em lugares como Canadá, Austrália e Reino Unido até o final deste ano.