O EmpreenderSaúde foi procurar soluções e startups que trabalham com a doença para que tenhamos novidades logo.

ImmunityProject:

O ImmunityProject está desenvolvendo uma vacina gratuita para HIV/AIDS através de uma nova perspectiva que envolve análise de dados e aprendizado de máquina. Eles são uma das sete empresas sem fins lucrativos do programa Y Combinator. Eles lançaram uma campanha de crowdfungind no ano passado com meta de $482.000 que ajudará a empresa a realizar um experimento final com sangue humano antes de começar os ensaios clínicos.

“Muitas vacinas desde 1953 têm sido baseadas em neutralizar anticorpos, mas isto não funciona para o HIV. O vírus é muito esperto e realiza mutação muito rapidamente, nós estamos realizando algo muito diferente.”, disse o co-fundador e CEO Dr. Reid Rubsamen. O algoritmo utilizado analisa combinações do HIV e do sistema imunológico humano para entender como é o funcionamento deste sistema nos “controllers”, pessoas naturalmente imunes à doença e que são 1 em cada 300 pessoas.

Notícia no VentureBeat

Ascletis:

A startup Ascletis é focada em construir um negócio global em especialidades terapêuticas dedicada em descobrir e desenvolver novos tratamentos para câncer e doenças infecciosas. Ela está em parceria com a Johnson & Johnson’s Janssen para um inibidor de protease experimental para HIV no mercado chinês. A empresa tem como objetivo desenvolver um tratamento barato e superior para os pacientes com HIV na China.

Com a licença da Janssen, Ascletis tem a chance de ser a primeira empresa local a desenvolver, produzir e vender um inibidor da protease neste mercado crescente. A empresa também tem operações no Research Triangle Park, NC e também tem também um pacto similar com a Roche, centrado em um inibidor de protease para tratamento da hepatite C.