O Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), que já é reconhecido nacionalmente como modelo de software para os hospitais universitários do Ministério da Educação (MEC), agora recebeu também reconhecimento internacional. Ele foi vencedor de uma campanha global do Grupo Capgemini, intitulada “People & Results”. Participaram da campanha os projetos mais importantes de todos os 40 países que fazem parte do grupo e o AGHU foi agraciado com o reconhecimento.
A Capgemini é uma fábrica de software multinacional que, desde o ano passado, é parceira na continuidade do projeto AGHU, que iniciou em 2009. O trabalho tem saldo tão positivo, que o contrato entre o HCPA e a Capgemini foi renovado por mais um ano.
O aplicativo, que já está sendo utilizado no Clínicas e em outros 30 hospitais universitários do MEC, administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), também despertou o interesse da Prefeitura Municipal de São Paulo, que adotará o sistema em outros hospitais públicos gerais.
O desenvolvimento do AGHU iniciou há seis anos, com o objetivo de apoiar a padronização das práticas assistenciais e administrativas dos hospitais universitários federais. Como base, foi utilizado o modelo de gestão do Hospital de Clínicas e a disponibilidade do Aplicativo para Gestão Hospitalar (AGH), desenvolvido pela instituição.
Os primeiros módulos do AGHU foram implantados em agosto de 2010. Aos poucos, novos módulos estão sendo implantados e mais instituições ingressam no grupo de hospitais que dispõem do AGHU.