Não é novidade que o ano de 2020 foi um dos mais complexos e desafiadores para a saúde suplementar. Devido ao surgimento e disseminação do novo coronavírus (COVID-19), houve um profundo impacto sanitário, econômico e social provocado pela pandemia. Quem, pelo menos por um momento, não se sentiu inseguro ao longo desse período?
Não foi diferente com as operadoras de saúde. Aqui, onde gerencio a operação, tivemos que adaptar nosso negócio para mitigar custos e oferecer mais valor para seus beneficiários. Entre tantos projetos, aliamos nosso sistema integrado de cuidado, que inclui dois hospitais, unidade de oncologia, atendimento domiciliar, centro de diagnóstico, medicina preventiva e uma rede de médicos cooperados e credenciados, ao cuidado com os nossos recursos humanos. São as pessoas que fazem a operação ser maior e mais humana.
Assim, associamos o programa Competências Essenciais do Jeito de Cuidar Unimed à gestão por competência. Gestão por Competências é um processo participativo, com foco no desenvolvimento dos colaboradores. O processo inicia-se na admissão e percorre por toda a jornada do colaborador. Iniciamos o programa por aqui em 2017 porque nós reconhecemos a competência técnica do nosso time e entendemos que o conhecimento técnico pode ser adquirido, seja pelos treinamentos que oferecemos ou dispositivos que criamos para a continuidade do trabalho ou por cursos complementares. Agora, competência comportamental você desenvolve. Por isso, em 2021, associando o programa Gestão por Competência já implantado com as Competências Essenciais do Jeito de Cuidar da Unimed, desenvolvemos colaboradores e lideranças com foco em melhorias e resultados porque acreditamos nas pessoas e trabalhamos para criar um ambiente propício a isso, de forma a gerar valor ao cliente, ao cooperado e a todos os agentes do nosso negócio.
Alinhar estratégia, processos e expectativas da organização, com práticas de gestão de pessoas e papéis de gestores e colaboradores, é o primeiro passo para possibilitar que cada parte entregue o resultado esperado e agregue valor e qualidade para a cooperativa, que assim poderá reconhecer as contribuições individuais dos colaboradores que nela trabalham. Uma vez ouvi, que os colaboradores sempre querem cooperar com a empresa, basta que lhes seja dada meia oportunidade para que, assim, possa satisfazer a necessidade do homem social: a de participar.
Somos agentes de transformação e queremos que outros também sejam. O que buscamos é que o colaborador seja reflexo da identidade da Unimed. Que ele seja próximo, gentil, humano e que saiba encantar e gerenciar suas emoções.
A cultura organizacional tem o papel de construir relações entre os colaboradores e permitir a construção da identidade da instituição. Esse é um trabalho a longo prazo que envolve práticas, valores e comportamentos.
O mercado está cada vez mais competitivo e um movimento está transformando o olhar das organizações para competências. Na Unimed Guarulhos elas estão alinhadas à nossa vocação para cuidar de pessoas, traduzida no Jeito de Cuidar Unimed. Pessoas são o nosso diferencial, nossa aposta. Afinal, quando nossos colaboradores estão em sintonia e engajados, o trabalho prospera.
É por isso que todo o processo envolve a diretoria, as gerências, a coordenação, supervisão e colaboradores. É fazendo junto que iremos fazer uma Unimed Guarulhos mais sólida e mais humana para todos os agentes do nosso negócio.
Nesse sentido, acredito na transformação das pessoas para que elas transformem a cooperativa. Apostando em competências essenciais específicas para profissionais do Sistema Unimed, que é a aplicação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, isso gera um resultado que agrega valor para os agentes envolvidos na operação.
É assim que vejo o trabalho de Gestão de Pessoas, como o de um jardineiro. Você precisa preparar e regar a terra, plantar a semente, criar um ambiente propício para enraizar, cultivar e então, ver florescer. E, assim como tantos outros projetos, tenho certeza de uma colheita farta e colorida por aqui.
Sobre a autora
Rafaela Flamino é Gerente de Operações no Complexo Unimed Guarulhos. Formada em Enfermagem; com pós-graduação em Auditoria em Saúde pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais; MBA Gestão em Saúde pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e cursa Atenção Primária à Saúde na Fundação Unimed. Possui mais de dez anos de experiência em Gestão em Saúde. Já atuou com regulação em saúde, tendo implantado estruturas de regulação, credenciamento, contas médicas e faturamento. Há quatro anos trabalha diretamente com a Diretoria Executiva da Unimed Guarulhos, participando do planejamento estratégico e seus desdobramentos, gerenciando a operação da operadora em Guarulhos e região.