O conteúdo de um curso de medicina costuma ser extremamente denso, com livros com imagens complexas e textos pesados. Para auxiliar os estudantes, acostumados com a dinâmica da era digital, nos estudos do curso de medicina, o Figure 1 – aplicativo para que profissionais da área médica e de enfermagem compartilhem casos clínicos e discutam sobre tratamentos de forma segura e em tempo real, se torna indispensável para o smartphone do estudante e promove interação com profissionais do mundo inteiro. Presente em 100 países, o app é usado atualmente por centenas de milhares de pessoas.
O aplicativo une imagens, textos descritivos e comentários de medicina e enfermagem de todo o mundo em um mesmo local. O médico Joshua Landy, idealizador do aplicativo, desenvolveu-o com base no que observava durante sua estadia na Stanford University: estudantes de medicina trocando experiências online com professores e profissionais sêniores.
Igor Vaz, estudante da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro conta como era a troca de ideias online antes do Figure 1: “Alguns grupos em redes sociais permitem a discussão de casos, mas de maneira mais desorganizada”. Marcelo Coelho, estudante da Universidade Severino Sombra, concorda com o colega, dizendo que antes a troca de ideias existia, mas em canais como e-mail, telefone, SMS e outros, “com o app tudo fica mais dinâmico”, salienta.
Landy conta o que tem observado na utilização do aplicativo: “sei perfeitamente como é bom para os estudantes de medicina falarem com profissionais mais experientes. Esta passagem de conhecimentos de um médico a um estudante é um comportamento natural na medicina”, diz o médico. “Muitas vezes, eles questionam a respeito de algo sobre o qual estariam muito nervosos para perguntar pessoalmente. O app está proporcionando um espaço online para estas interações entre mentor e aluno”, completa.
O app possibilita a postagem em tempo real de informações. O aluno residente pode inclusive utilizar a ferramenta de paging do aplicativo para acionar especialistas de uma área específica com uma notificação instantânea para que esses verifiquem o post e possam opinar. “Usei recentemente este recurso no atendimento a um paciente jovem com uma arritmia cardíaca complexa, decidi então colocar o exame de eletrocardiograma e uma breve história do paciente no Figure 1 e usar o paging para saber dos especialistas da área de cardiologia mais a respeito de sua conduta em casos parecidos”, conta Coelho. O aproveitamento deste tipo de discussão gera uma situação de aprendizado ao aluno, que se vê em um diálogo rico com seus pares profissionais mais experientes.
No entanto, este recurso também pode ser utilizado como uma via de mão dupla de aprendizado na qual especialistas podem fazer usos específicos da ferramenta. “Conheci professores ao redor do mundo que utilizam o Figure 1 nas salas de aula para ilustrar temas aos alunos. É difícil saber como é realmente uma condição médica fora do ambiente estéril dos livros. O Figure 1 permite aos estudantes de medicina ver estas doenças na vida real, dando a eles uma educação mais realista e dentro de um contexto maior, o que, provavelmente, os preparará para uma melhor prática da medicina”, explica Joshua Landy.
O aplicativo está disponível para sistemas operacionais iOS e Android, e também pela web.