Geralmente, não são profissionais que estão envolvidos com estes cuidados e, sim, familiares que se privam de sua vida pessoal e profissional para o cuidado integral de idosos e pacientes doentes.

Assim podemos identificar dificuldades encontradas por estes cuidadores, como a aceitação do diagnóstico em caso de doença, o aumento do estresse, a necessidade de cuidados e a dificuldade no manejo das manifestações comportamentais.

Em outros casos, o cuidador não abre mão do seu trabalho, por necessidade ou opção, mas precisa de auxílio quando não está disponível para o cuidado do familiar, amigo ou paciente.

Segundo um artigo publicado na Temas em Psicologia, diversos estudos mostram o ônus gerado pelo ato de prestar cuidado. De acordo com Fortinsky, Tennen, Frank e Affleck (2007), os cuidadores estão em maior risco de morbidade psicológica e física e funcionamento social prejudicado, comprometendo, portanto, a capacidade de cuidar de um membro familiar idoso.

Pensando nisso,  desenvolvedor de soluções mobile, GreatCall, que cria smartphones e aplicativos, e a empresa de inteligência artificial, Automated Insights, anunciaram parcerias para um aplicativo de mHealth que ajude cuidadores a se manterem informados sobre o bem-estar de familiares em processo de envelhecimento.

O aplicativo da GreatCall vai ter um alerta quando o usuário contactar um agente 5Star em caso de emergências. Isso vai incluir data, horário da ligação e tipo de ajuda oferecida. Além disso, o aplicativo oferece informações sobre eventos diários, como locação atual, estado de bateria e uma lista de atividades para garantir que as rotinas estejam iguais e que o device esteja carregado e em uso.

A Wordsmith, uma plataforma para geração de linguagem natural vai usar os dados para escrever um overview semanal com insights personalizados. O software só estará disponível em inglês.

“Os cuidadores nos falaram que eles queriam que alguém estivesse com os indivíduos enquanto eles não podiam. Por isso criamos a Link.”, disse o vice-presidente de TI e desenvolvimento de software da GreatCall, Krijn van der Raadt.