Aplicativo que chega ao mercado em abril reunirá as mais recentes pesquisas sobre inovação em saúde às novidades das indústrias médica e farmacêutica
Grandes descobertas foram feitas pela medicina nas últimas décadas, mas pouca coisa mudou na relação dos profissionais da saúde com a indústria farmacêutica. Sem tempo para atender tantos representantes comerciais que passam pelos consultórios ou de acompanhar as mais recentes pesquisas em desenvolvimento na área, um grupo de médicos se reuniu para criar o DocMedia, primeiro aplicativo a apresentar uma solução integrada de acesso à informação de ponta para médicos, odontólogos, enfermeiros e demais profissionais da área. Com a ferramenta, é possível ter acesso às mais recentes pesquisas sobre inovação em saúde e aos últimos lançamentos das indústrias médica e farmacêutica, num único lugar, e ainda estabelecer uma troca online entre esses profissionais. O aplicativo chega ao mercado em abril e estará disponível para download gratuito no Google Play e na Apple Store.
Com um público potencial estimado de quase de 3 milhões de profissionais de saúde no Brasil, a DocMedia pretende se posicionar como referência em conteúdo sobre inovação na área médica e atrair investimentos da indústria farmacêutica e de demais áreas interessadas em alcançar um consumidor exigente, sempre em busca de informação especializada. A startup segue a tendência mundial de investimento em saúde digital, área que deve movimentar até US$ 379 bilhões (cerca de R$ 1,4 trilhão) em todo o mundo até 2024, segundo a consultoria Global Market Insights.
Segundo dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um novo artigo da área médica é publicado a cada 26 segundos. Se um médico quiser acompanhar todas as pesquisas do setor, ele precisará ler 5 mil artigos por dia. Com o DocMedia, o profissional de saúde pode acompanhar a repercussão de notícias sobre inovação publicadas nas mais prestigiadas publicações nacionais e internacionais, já com o filtro de especialistas; selecionar os conteúdos mais importantes para sua especialidade e compor uma biblioteca virtual pessoal de referência no assunto de interesse; compartilhar descobertas com colegas da área, seguir perfis de profissionais ou empresas, ou ainda conversar com outros especialistas do setor. “Nossa meta é apresentar para os profissionais da área um conteúdo selecionado que aponte para onde caminha a medicina no século XXI. Nosso critério de edição é a inovação. Queremos ser fonte segura de informação de ponta para uma audiência altamente qualificada e atenta às transformações da área”, explica Guilherme Rocha, sócio e médico.
Já as empresas podem criar perfis públicos para oferecer conteúdo premium, apresentar produtos, e estabelecer uma conexão direta com uma audiência de nicho especializada, avaliando o resultado do investimento com rapidez e precisão. “Entendemos que estar atualizado, seja através de artigos científicos, ou novidades da indústria farmacêutica melhora a qualidade e a segurança do atendimento. Pelo aplicativo, o profissional de saúde pode ter acesso a um amplo conteúdo selecionado por nós, e também solicitar material adicional de um laboratório, ou tirar dúvida diretamente com o fornecedor, tudo de forma rápida, prática e segura”, Laura Gusman, sócia e médica.
O aplicativo será lançado com mais de 300 entradas em sua biblioteca virtual, e trará cerca de 20 novos artigos por semana para o usuário. Nos planos da DocMedia estão ainda a contratação de colunistas para compor o quadro de colaboradores e parcerias com instituições de ensino do país e do exterior para a produção de conteúdo exclusivo. O DocMedia já possui perfil no Instagram com mais de 22 mil seguidores e postagens diárias. “Usamos o Instagram como um termômetro para testar o alcance das notícias e o engajamento do público. Depois de um ano interagindo com os usuários do Instagram, nós já colocaremos o aplicativo no ar conhecendo matérias e conteúdo com maior potencial de alcance, ou até o perfil do público. Estamos confiantes de que conseguiremos levar conteúdo relevante e inovador para toda a comunidade de saúde”, afirma Rodrigo Rodrigues, sócio e responsável pelo Marketing da empresa.