Ele se trata de uma plataforma para monitoramento de sintomas de enxaqueca e se chama Migraine Buddy.
A descrição dada pelo Techcrunch foi “Pense nele como um médico que está sempre ali”. O aplicativo tenta entender quais são as causas das dores de cabeça e qual a melhor maneira de fazê-las parar. Além de perguntar sobre a dor, os hábitos e a medicação tomada, ele também monitora dados de sono e de padrões de movimento, usando os sensores do celular. Isso faz sentido, já que poucas horas de sono e atividades físicas rigorosas podem ser a causa de enxaquecas.
Uma vez que o aplicativo coleta dados suficientes sobre o usuário, ele cria um relatório, destacando quando os sintomas apareceram e quais foram os principais drivers de dor. Ele até te indica uma melhor medicação, já que mantém um histórico dos medicamentos utilizados e do grau dos sintomas após a tomada dos mesmos.
“Ele imita como um médica prescreve diferentes medicamentos para pacientes encontrarem o que funciona”, disse Veronica Chew, co-fundadora da Healint, a startup por trás do aplicativo. “A maioria dos aplicativos de enxaqueca não são tão abrangentes. Nós coletamos dados que são úteis para uma ação, para que possamos ajudar os pacientes a tomarem as decisões corretas.”
Até agora, o aplicativo só funciona em Singapura através de um neurologista que trabalha com a startup, mas eles pretendem criar parcerias com outros médicos logo. Os médicos possuem acesso remoto aos dados do paciente em tempo real. Desta forma, a tecnologia em saúde não pretende substituir os médicos, mas permitir que eles trabalhem de forma melhor.
Os dados utilizados são colocados em uma base de dados para que padrões sejam encontrados para a doença. No futuro, eles planejam criar aplicativos para epilepsia, DCOP e asma também.