A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou na terça-feira (21) o regulamento para a liberação de hemoderivados -medicamentos feitos a partir de plasma humano – importados para fins de consumo no Brasil ou exportação.
Segundo a RDC 58, a partir de agora, a liberação dos lotes desses medicamentos será feita diretamente pelo Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde (INCQS), com o objetivo de tornar o procedimento mais ágil.
A liberação levará em conta os resultados de análises laboratoriais, feitas após a coleta de amostras pelas equipes da Anvisa quando os medicamentos chegarem ao País. Todos os lotes serão submetidos a análise de controle de qualidade.
De acordo com o comunicado da Agência, para realizar o procedimento, o INCQS também fará análise documental, utilizando-se ainda, de informações obtidas com a Anvisa sobre a regularidade do produto. No entanto, segundo a norma, é de responsabilidade do detentor do registro ou importador protocolar junto ao INCQS todos os documentos exigidos.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.
Anvisa estabelece novo procedimento hemoderivados
Liberação dos lotes desses medicamentos será feita diretamente pelo Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde
Tags