O 6º Fórum de Inovação da Anbiotec, realizado durante a Hospitalar 2024, colocou em pauta a importância da biodiversidade e da sustentabilidade como pilares para o desenvolvimento de soluções inovadoras na área da saúde. Com o tema “Biodiversidade e Sustentabilidade para inovar e fortalecer a cadeia de saúde do Brasil”, o encontro foi promovido pela Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia.
O painel “Incorporando ao mercado a inovação regulada, segura e competitiva” que aconteceu durante a programação de conteúdo do fórum, contou com a participação de Augusto Geyer, gerente-geral de Tecnologia de Produtos para Saúde da ANVISA, Vanessa Silva da Silva, presidente da Anbiotec e Paulo Henrique Soares, Vice-Presidente da Anbiotec Brasil. Nele, Augusto Geyer destacou que a Anvisa tem se preocupado cada vez mais com a chegada de inovações tecnológicas e novos métodos de diagnóstico e tecnologia aplicada à saúde.
“Essa implementação de novas tecnologias gera oportunidades que interessam a todo o setor. Pensando nisso, temos nos dedicado a manter e garantir que a regulação seja moderna e capaz de atender às inovações que chegam ao mercado brasileiro”, enfatiza Geyer.
Um novo edital voltado para produtos de inovação entrou em vigor no início do ano, como parte de um projeto piloto. Nele, a Anvisa se posiciona como apoiadora das empresas inovadoras, acompanhando todo o processo de desenvolvimento dos produtos. Assim, quando esses chegam à fase de regulação, a documentação necessária já está preparada, tornando o processo mais fluido.
Além disso, a agência tem buscado, por meio deste edital, identificar produtos que ofereçam benefícios econômicos para o SUS, destacando sua preocupação com o impacto financeiro positivo para o sistema de saúde.
“Um aspecto importante observado foi a exigência de que 50% dos processos selecionados fossem destinados a produtos cujo desenvolvimento ocorresse no Brasil. Essa medida visa fomentar a indústria nacional e contribuir para o desenvolvimento local”, reforça.
Para fortalecer ainda mais o suporte e aprimorar o processo de regulamentação, Augusto enfatizou a publicação da Resolução RDC 848/2024, que aborda a segurança e o desempenho dos produtos. Tem sido realizada uma série de capacitações para as empresas, garantindo que estejam preparadas para o futuro e em conformidade com as novas exigências regulatórias.