Os fundadores da Anestech Tecnologia da Informação são os anestesiologistas da Anestex Clínica de Anestesiologia, que começaram a criar soluções tecnológicas para o cotidiano do procedimento anestésico na clínica que caíram no gosto de outros colegas.

Como surgiu a Anestch:

axreg3

O prontuário anestesiológico (ficha de anestesia ou Anesthesia Records) é um documento obrigatório durante o procedimento anestésico e diferente estruturalmente de todo o resto do prontuário médico. O primeiro registro em papel de uma anestesia aconteceu em 1894 e desde então é realizado da mesma maneira. Hoje, graças à tecnologia usada na monitorização do paciente durante o procedimento anestésico, o número de dados registrados cresceu exponencialmente.

Os anestesiologistas da Anestex já haviam criado ferramentas na web para auxiliar no Consultório Pré-Anestésico e ferramentas para smartphones a fim de deixar mais precisos e seguros os cálculos usados durante a anestesia. À partir disso, surgiu a ideia do desenvolvimento de um registro digital do procedimento anestésico, facilitando a coleta de dados, a portabilidade e implementando a possibilidade de armazenamento e análise desses dados.

Como parte de uma estratégia de reconhecimento pela classe, enquanto o aplicativo para registro do procedimento anestésico AxReg era desenvolvido e aperfeiçoado, foram lançados outros quatro apps para auxiliar o profissional anestesista, disponíveis gratuitamente na Apple Store. Hoje, os aplicativos da Anestech contam com mais de 40 mil downloads.

Todo o investimento na empresa foi a partir de recursos próprios ou retorno financeiro dos aplicativos. Dr. Diogenes de Oliveira, um dos sócio-fundadores, cita que ainda não receberam investimento anjo, pois considera que “é muito difícil fazer um investidor anjo entender a rotina do anestesiologista e as necessidades e oportunidades que acontecem da porta da sala cirúrgica para dentro”.

Os aplicativos da Anestech:

Hoje a Anestech possui cinco apps, sendo quatro deles gratuitos para o usuário com rentabilidade através de patrocínios e um (AxReg) que permite renda recorrente por assinaturas. São eles: AxCalc (calculadora para diversos procedimentos anestésicos); AxATB (para a antibioticoprofilaxia); AxTIVA (aplicativo para anestesia venosa total alvo controlada); AxBNM (para o uso de bloqueadores neuromusculares); e o AxReg (que faz o registro completo do procedimento anestésico). Vale ressaltar que o AxCalc é o primeiro e único aplicativo para mobiles aprovado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e é um dos apps mais baixados para medicina em Portugal.

Sobre a abrangência dos aplicativos, Diogenes fala:

“Tentamos ainda resolver problemas que parecem simples como o registro adequado, legível, seguro e preciso do procedimento anestésico e concomitantemente outros mais complexos, como por exemplo a exigência legal que todo o profissional guarde consigo por 5 anos uma cópia do registro do procedimento que realizou; exigência essa não cumprida por mais de 95% dos profissionais. Além disso, problemas como a obrigatoriedade do registro eletrônico do prontuário para certificação e acreditação hospitalar e análise de dados para indicadores de qualidade, gestão, produção, aquisição de insumos e tomada de decisões.”

Talvez, uma aceitação ainda maior dos aplicativos da Anestech ainda dependa de fatores como a padronização das condutas em anestesia que, por vezes, são diferentes nas diversas instituições médicas.

A Anestech hoje:

Hoje, após 40 mil downloads na Apple Store, os sócio-fundadores dizem que praticamente todos os anestesiologistas do Brasil possuem pelo menos um dos apps da empresa em algum device mobile (iPhone, iPad ou iPod Touch). Com um número de anestesiologistas em atividade no Brasil de 18 mil profissionais aproximadamente, também contam ser comum verem os apps sendo usados por médicos do SAMU, endocrinologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, intensivistas, etc. A empresa, conta, atualmente, com o patrocínio da Cristália, da MSD e do Curso de Anestesia Venosa – CAV.

A Anestech está passando pelo processo de aceleração da Sinapse. Diogenes conta que estão aproveitando muito o processo de qualificação das equipes para formatar o negócio e dar aos apps e seus clientes o potencial de se tornarem rentáveis e sustentáveis, além de promover um outro estágio de inovação dentro da empresa, dessa vez com planejamento e esgotamento de análise do projeto antes de lançar o produto.

Planos para o Futuro:

Para o futuro, Diogenes cita uma palavra: BigData. Todos os apps da Anestech coletam dados para uma nuvem (AxCloud), que está inflando exponencialmente, e a partir de um ponto que ainda será definindo, a Anestech partirá para o data mining, recriando o ciclo de inovação com outros produtos, fruto dos dados coletados e das análises que poderão ser feitas em tempo real.

Além disso, pretendem entrar na América Latina com uma versão em espanhol de cada app e também uma versão em inglês para alcance global. A Anestech já possui solicitações nesse sentido, inclusive dos EUA onde a prática do prontuário digital tende a ser muito comum.

Conheça mais sobre os aplicativos da Anestech:

axatb11. AxCalc – traz 20 dos principais cálculos para indução e manutenção do procedimento anestésico. Eleito pelo site TechMundo como um dos 12 apps obrigatórios no smartphone de quem trabalha com medicina (http://www.tecmundo.com.br/medicina/28248-12-apps-incriveis-para-quem-trabalha-com-medicina.htm). Primeiro e único app aprovado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

Endereço na Apple Store: https://itunes.apple.com/br/app/axcalc/id490631881

 2. AxATB – antibioticoprofilaxia cirúrgica baseada em evidências. App para evitar erros na hora de administrar antibióticos profiláticos no momento da cirurgia.

Endereço na Apple Store: https://itunes.apple.com/br/app/axatb/id537089090

 3. AxTIVA – aplicativo para Anestesia Venosa Total Alvo-Controlada independente da bomba de infusão disponível. Esse app possibilita o uso da técnica anestésica alvo-controlada em bombas de infusão comuns ou mais simples.

Endereço na Apple Store: https://itunes.apple.com/br/app/axtiva/id524359983

 4. AxBNM – Aplicativo para uso e reversão de bloqueadores neuromusculares (curares).

Endereço na Apple Store: https://itunes.apple.com/br/app/axbnm-anestesiologia/id571419573

5. AxReg – é um aplicativo desenvolvido para iPad que possibilita o completo registro do procedimento anestésico pelo médico anestesiologista diretamente em meio digital, com agilidade, conveniência e praticidade. O AxReg mimetiza um registro anestésico impresso convencional, sendo de simples compreensão e adaptação; permitindo que rapidamente o profissional anestesiologista tenha vantagens em registrar seus procedimentos em meio digital.

Endereço na Apple Store: https://itunes.apple.com/br/app/axreg/id636095790

Hotsite: http://www.axreg.me

 Conheça mais sobre os sócios-fundadores da Anestech Tecnologia da Informação:

Encabeçando a Anestech há o Dr. Diogenes de Oliveira Silva, médico formado pela UFSM (RS) com pós graduação em administração hospitalar e negócios da saúde pelo IAHCS (RS) e residência em Anestesiologia pelo IPB/Centro Médico campinas (SP). Autodidata em informática, primeiro aluno da faculdade de medicina a possuir um endereço de e-mail em 1993, trabalhou e publicou durante a vida acadêmica sobre ferramentas web e de rede na área médica, criou o primeiro site do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria em 1995 e estruturou o NEPIS – Núcleo de Ensino e Pesquisa de Informática na Saúde e hoje desenvolve além dos projetos na Anestech, protocolos de pesquisa com registro em nuvem e análise de dados em tempo real na área da epidemiologia e anestesiologia.

Dr. Ricardo Bittencourt é formado em medicina pela Universidade de Petrópolis (RJ), com residência em Anestesiologia pelo Serviço de Anestesiologia do Hosp. Marcílio Dias (RJ) e pós-graduação em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas (SC).

Dr. Leandro Nasciutti Curado é médico pela Universidade de Volta Redonda (RJ) com residência em Anestesiologia pelo IPB/Centro Médico Campinas (SP).

Dr. José Admirço Lima Filho é formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (BA), com residência em Anestesiologia pela UFBA (BA) e mestre em Anestesiologia pela UNESP – Botucatu (SP).

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre startups digitais em saúde ? NÃO DEIXE DE PARTICIPAR da conferência Health 2.0 Latin America, dia 06 e 07 de Dezembro no Hospital Sírio Libanês em São Paulo!

Se você tem uma startup digital em saúde esta a oportunidade ideal para apresentar sua idéia! Se você é um profissional de saúde ou executivo do setor esta é a oportunidade perfeita para integrar o movimento de saúde digital !

Venha fazer parte do movimento que está transformando a saúde !

INSCREVA-SE: CLIQUE AQUI

Health2.0LA