Nesta quarta-feira, diretores, presidentes e vice-presidentes de importantes instituições de saúde se reuniram para discutir sobre a saúde baseada em valor a convite da Associação Nacional de Hospitais Privados. A mesa contou com o conhecimento de Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS; Mauricio Nunes da Silva, diretor da ANS; Renato Casaratti, vice-presidente de relações institucionais da UnitedHealth Group Brasil; Maurício Lopes, vice-presidente executivo da Rede D’Or São Luiz e Miguel Cendoroglo, diretor médico e superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein. A moderação ficou a cargo do Antônio Brito, diretor executivo da Anahp.
A discussão girou em torno da geração de valor em saúde (VBHC, na sigla em inglês), e cada participante trouxe um pouco da visão da instituição que representa, mostrando insights do que tem de experiência com a aplicação desse valor na prática.
Alexandre Fioranelli destacou a pandemia como uma espécie de “prova de fogo” para a VBHC. “A pandemia e suas dificuldades mostraram que é possível produzir valor em saúde”, comentou. Já Silva, destacou as diferentes faces da assistência em saúde, principalmente com o lado assistencial e o financiador. “A ANS vem caminhando há algum tempo para o empoderamento do beneficiário em sua escolha”, diz.
Casaratti, assim como Silva, apostou no diálogo, principalmente por conta do estresse do sistema. “A lógica não é bonificar quem tem boa performance, mas sim alocar melhor os recursos”, comenta. Maurício Lopes, por sua vez, fala sobre a importância dos dados e das discussões sobre eles na geração de valor em saúde.
Por último, Cendoroglo discursou sobre o papel dos médicos nessa lógica. “O que fazemos é dar transparência para os médicos sobre a prática deles. O feedback e criar uma relação de confiança são fundamentais, medir a prática e dar a informação para ele melhorar. Criar um diálogo funciona”, finaliza o diretor.
A ANAHP ainda vai apresentar algumas palestras hoje, dia 24, mas a Hospitalar 2023 ainda não acabou. Até o dia 26/05 você pode vir conferir as novidades do evento, organizado pela Informa Markets Latam. Se credencie online ou presencialmente no São Paulo Expo e confira conteúdos dos principais players de saúde.