A Santa Casa de Misericórdia de Maceió, em Alagoas, e o Hospital Santa Marta, do Distrito Federal, foram anunciados como novos hospitais afiliados à Associação Nacional de Hospitais Privados, a Anahp. Também já foram aprovadas pelo Conselho da Anahp a afiliação do Hospital Santa Paula, de São Paulo, e do Hospital São Francisco da Santa Casa de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Atualmente a Anahp tem 55 hospitais membros, dez deles somados apenas em 2013. Para 2014, a associação espera alcançar 70 entidades membro.
Classificação abaixo das associadas, os afiliados são instituições hospitalares que ainda não possuem a acreditação exigida para o primeiro grupo, mas têm interesse e potencial para conquistar selos de qualidade. Hospitais afiliados tem prazo de quatro anos para concluir os processos de acreditação necessários para se tornar um hospital associado titular. A expectativa da entidade é que, até 2014, 14 membros tenham potencial para perseguir os padrões exigidos.
?Os hospitais ganham muito por participar de uma comunidade de instituições com a melhor qualidade do País?, diz Francisco Balestrin, presidente do Conselho da Anahp. A entidade, diz, passa por um processo de reformulação que inclui maior foco nas atividades de defesa do setor, com participação em vários grupos de trabalho de órgãos regulatórios como a ANS, e que a inclusão dessas instituições de qualidade espalhadas pelo País reforça a estratégia.
?Existe uma tendência de primeiro a sociedade entender que qualidade e segurança são fatores fundamentais para o atendimento das pessoas nas instituições de saúde. Depois há um claro direcionamento do governo em favor da qualidade, com projetos como os núcleos de segurança e o Qualiss, para indicadores de qualidade dos hospitais das operadoras. Quem não tiver qualidade e investir em segurança não vai sobreviver?, diz Balestrin.
A Santa Casa de Maceió é a primeira instituição do tipo a ingressar na Anahp. A instituição está a um passo de conseguir o Nível 3 da ONA e iniciou os primeiros procedimentos para a Acreditação Internacional Canadense. Apesar do atendimento alcançar os 60% de pacientes do SUS, 60% do faturamento bruto é oriundo de planos de medicina suplementar e de pacientes particulares.
Admissão
Para ingressar na Anahp, as instituições hospitalares privadas, com ou sem fins lucrativos, precisam obedecer a alguns critérios de admissão. Um deles é a comprovação de padrões de qualidade na prestação de serviços médico-hospitalares, como o certificado da acreditação.
Outro pré-requisito é que o faturamento bruto seja proveniente, em 60% ou mais, de planos de medicina suplementar e de pacientes particulares. O estatuto da entidade não permite a participação de entidades controladas, direta ou indiretamente, por operadoras de planos de saúde. A exceção fica por conta dos hospitais associados à Anahp adquiridos posteriormente por operadoras de planos de saúde.
A Anahp possui duas categorias de Hospitais Membros: Associados Titulares e Afiliados. Para se associar na categoria Associado Titular, as instituições hospitalares devem possuir ao menos uma das acreditações reconhecidas, entre elas a brasileira ONA Nível 3 (Organização Nacional de Acreditação), ou as americanas JCI (Joint Commission International) ou NIAHO (National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations) ou ainda a canadense Accreditation Canada.
Instituições hospitalares que ainda não possuam as condições para serem caracterizadas como Associados Titulares, mas que se comprometam a adotar as medidas necessárias para tanto, podem solicitar admissão na categoria Afiliado. Os Afiliados têm quatro anos, contados a partir de sua admissão, para comprovarem a certificação de qualidade.