Quem percorrer os corredores do Hospital Nossa Senhora das Graças em Canoas, RS poderá notar o vaivém de engenheiros, supervisores, trabalhadores e fornecedores num ritmo acentuado de obras e acabamentos. O fato se deve à conclusão da primeira etapa de ampliação e reforma do bloco cirúrgico do hospital que atende 85% de seus pacientes pelo SUS.
Com 1.152 metros quadrados, a construção e modernização do setor são desafios diários para a casa de saúde que irá somar quatro salas destinadas aos procedimentos médico-cirúrgicos.
Com a ampliação, haverá ainda modificações das estruturas de apoio como sala de materiais, recepção, vestiários, banheiros, farmácia e equipamentos.
A obra é realizada com recursos provenientes de repasses da Consulta Popular, 2004-2005 do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e responderá com aumento de demanda e qualificação do serviço em cirurgia para o hospital e região metropolitana de Porto Alegre. É considerada vital para os objetivos do Nossa Senhora das Graças que completa 47 anos em 2009.
A primeira etapa tem previsão de conclusão para o mês de março, sendo que a área responsável pelos procedimentos atuais, passa a atender no novo local. Posteriormente, a reforma se estende para as antigas instalações, o que possibilitará, ainda em 2009, um salto de qualidade para a instituição que atende 85% dos usuários pelo Sistema Único de Saúde (SUS). ( Saiba mais em www.gracas.org.br )