O Hospital Amaral Carvalho (HAC), em Jaú, referência no tratamento de câncer e realização de transplantes de medula óssea, anunciou esta semana que teve um projeto de R$ 3,1 milhões aprovado pela Secretaria Executiva do Ministério da Saúde. O hospital é uma das 16 instituições beneficiadas pela portaria nº 1.038, que autoriza instituições de apoio e tratamento do câncer a captarem recursos por meio do Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica).
De acordo com o diretor superintendente da instituição, Antonio Luis Cesarino de Moraes Navarro, o valor será utilizado para custeio dos serviços de manutenção e adequação das Casas de Apoio, aquisição de materiais de consumo de primeira necessidade e de veículos de transporte para pacientes, além da aquisição de equipamentos específicos para a cozinha da instituição, que é responsável pela produção diária de 4.500 refeições, em média.
O hospital do interior de São Paulo atende anualmente 75 mil pacientes. Além de prestar serviços de saúde para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o HAC mantém estruturas de apoio aos doentes e seus acompanhantes. São as Casas de Apoio, onde pacientes de cidades distantes, recebem alimentação e hospedagem gratuita durante o período de tratamento.
Doações por meio do Pronon podem ser feitas através da dedução de até 1% do imposto de renda, de pessoas físicas ou jurídicas.