Cartão saúde é um dos destaques das propostas do candidato Omar Aziz (PMN), líder da última pesquisa de inteção de votos realizada pelo Ibope, do dia 14 de setembro. Aziz desponta na frente com 53% dos votos. Em seguida está Alfredo Nascimeto, com 32%.
O Saúde Business Web teve acesso ao programa de saúde dos candidatos. Confira na íntegra.
Omar Aziz:
CARTÃO SAÚDE
Implantar Cartão Saúde magnético, com acesso online ao prontuário eletrônico do paciente, para maior eficiência, rapidez no atendimento, redução de desperdício, precisão de diagnósticos e prescrições. O acesso ao banco de dados poderá ser feito pelo médico, em qualquer unidade, desde que munido do cartão pessoal e intransferível de cada paciente, de modo a garantir a segurança e privacidade.
ATENDIMENTO HUMANIZADO
Avançar na humanização do atendimento e do acolhimento de pacientes e acompanhantes nas unidades de saúde, adequando espaços físicos, recepção personalizada; sinalização interna e controle do tempo de atendimento, com implantação de gerências de recepção.
SISTEMA DE CONTROLE DE ATENDIMENTO
Ampliar e aprimorar o sistema de marcação de consulta e de exames do Complexo Regulador, para abranger a remoção de pacientes e a disponibilidade de leitos para internação, nos 62 municípios.
HOSPITAL E PRONTO SOCORRO
Construir um hospital e Pronto Socorro, adulto e infantil, na Zona Norte de Manaus.
CENTRO DE REABILITAÇÃO
Construir em Manaus um Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos, incluindo também entre os seus serviços a prestação de apoio psicossocial aos pais e familiares dos pacientes.
SAÚDE NO INTERIOR
Implantar serviço de ambulâncias fluviais (ambulanchas), em parceria com as prefeituras, sediadas nas comunidades e agregadas às unidades básicas de saúde;
Estruturar os hospitais de todos os municípios com unidades de urgência e emergência, incluindo a remoção do paciente em ambulância terrestre.
Consolidar calendário periódico para a realização de Mutirão de Cirurgias e consultas especializadas;
Implantar o Cartão Saúde nos 61 municípios; – 19 –
Transferir recursos financeiros estaduais específicos para os fundos municipais de saúde para ampliação da prevenção de doenças, abrangendo educação em saúde, vacinação, combate à malária, à dengue e à tuberculose;
Ampliar o Programa de Telemedicina para todos os municípios, em parceria com a UEA, para atender consultas, exames especiais, cirurgias e treinamento em serviço.
CENTRAL DE TRANSPLANTES
Implantar uma Central de Transplantes e estruturar a rede hospitalar para ampliar a realização de transplante renal e implantar os serviços de fígado.
OFERTA DE DIÁLISE
Aumentar a oferta de hemodiálise para atendimento de doentes renais crônicos.
Alfredo Nascimento
Saúde de qualidade: prevenção com prioridade, remediação com presteza
Massificação da prevenção: estabelecer programas de prevenção na área da saúde, através de campanhas de vacinação, assistência à mulher gestante, ao idoso etc., visando prevenir e evitar o surgimento de doenças e/ou combatê-las no início.
Saúde vai à sua casa: estabelecer parcerias com os Municípios objetivando a implantação e/ou ampliação do programa “SAUDE DA FAMÍLIA” visando prevenir e evitar o surgimento da doença e/ou combatê-la no início.
Remédio para quem precisa: garantia de que os pacientes da capital e do interior recebam os remédios necessários aos respectivos tratamentos, a partir de uma cesta básica de medicamentos.
Saúde sem deslocamento para Manaus: criação de infra-estrutura de saúde nas sub-regiões do estado, com hospitais de referência das principais doenças da região, para evitar deslocamentos de doentes interioranos para a Capital.
Atenção especial para doentes interioranos e acompanhantes: criação de mecanismos que possibilitem ao doente interiorano, quando na capital, receber prioridade no seu tratamento, apoio necessário para as providências requeridas e suporte aos familiares acompanhantes, incluindo a concessão de remédios.
Continuação do Programa (Saúde de qualidade: prevenção com prioridade, remediação com presteza)
Violência: uma questão de saúde pública: criação de mecanismos que possibilitem o tratamento da violência como uma questão, também, de saúde pública, significando a necessidade de programas preventivos ao uso de todo tipo de droga, o combate sistemático ao comércio de drogas, o apoio à recuperação de dependentes, iniciativas de fortalecimento da família, ações de massificação do esporte e cultura como mecanismos de prevenção e outros
Gestão compartilhada de hospitais: implantação de experiências pilotos que permitam uma melhoria nos serviços hospitalares ofertados ao cidadão e que tenham como foco básico a idéia de um compartilhamento de responsabilidades com oEstado financiando, os profissionais de saúde gerenciando e a sociedade fiscalizando. Tudo isso preservando direitos e ampliando conquistas dos servidores hoje envolvidos com a saúde.
Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.