O administrador de empresas e advogado Marcelo Lacerda é o novo Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, do qual é membro há dois anos. Dentre os desafios no cargo, estão a revisão do plano estratégico da Instituição e a plena utilização da capacidade instalada, que foi ampliada recentemente com a inauguração do Bloco E, novo prédio do complexo hospitalar.

?Precisamos focar em competitividade, fazer mais com menos. A estratégia deve estar ajustada ao contexto do setor de saúde atual. Tanto no Brasil como no mundo, percebemos mudanças profundas, seja na consolidação, nos novos entrantes e na relação preço e qualidade dos serviços prestados?, afirma Lacerda, em nota. A implantação das decisões tomadas pelo Conselho fica sob responsabilidade do time executivo do Hospital, que segue liderado por José Henrique do Prado Fay, Superintendente Executivo.

Marcelo Lacerda é Presidente da Lanxess no Brasil desde julho de 2004. Anteriormente, ocupou posições de liderança na área administrativa da filial brasileira da Bayer S/A. Pela mesma empresa, de 1998 a 2000, o executivo liderou, na Alemanha, projetos de contabilidade, finanças e logística. Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui mestrado em Direito Civil pela mesma instituição e extensão em Direito Internacional e Negociação pela South Western Legal Foundation, no Texas, nos Estados Unidos. Marcelo também é formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e MBAs pela Business Development Program ? PDG e pela FGV.

Superintendência Médica

O corpo executivo do Hospital também conta com novidade: a criação da Superintendência Médica, que será liderada por Mauro Medeiros Borges. Uma de suas principais atribuições é apoiar o desenvolvimento dos Centros de Especialidades e reforçar o relacionamento com o Corpo Clínico, facilitando o trabalho e o acesso dos médicos ao Hospital. ?Para isso, implantaremos o modelo de gerenciamento de protocolos que normatizam os atendimentos, especialmente em Cardiologia, Neurologia e Infecção. Vamos avaliar a adesão das equipes médicas a esses protocolos e o impacto aos pacientes. Também teremos um médico para suporte fixo em cada Unidade de Internação?, explica Borges.

Borges reúne formação médica com experiência consistente em gestão e, antes de assumir o atual cargo, foi Superintendente de Sustentabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz desde 2008. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1980, fez Residência em Ginecologia e Obstetrícia na Santa Casa de Porto Alegre em 1982. Cursou Especialização na Universidade Livre de Firenze, na Itália, em 1989; MBA em Gestão Empresarial na FIA | FEA-USP em 2002; e Governança Corporativa no IBGC em 2004. Na Unimed Porto Alegre, foi Vice-Presidente de 2003 a 2008.