A Agilent Technologies, maior empresa mundial em medição analítica, e a Cell Line Genetic (CLG) Inc., especializada em caracterização de linhagens celulares e em serviços de garantia de qualidade, anunciam parcira, pela qual a CLG irá desenvolver fluxos de trabalho de alto rendimento em caracterização genômica, para confirmar e monitorar a integridade das linhas de células para pesquisa médica translacional e regenerativa. Para isso, utilizará a tecnologia Agilent de microarranjos CGH+SNP , adaptados para esta finalidade específica, e a tecnologia SureFISH.
“Entre os clientes da Cell Line Genetics no mercado de pesquisa em medicina regenerativa incluem-se as principais instituições de pesquisa do mundo, empresas de biotecnologia e indústrias farmacêuticas,” disse Victor Fung, diretor sênior de Marketing Global da Agilent para a divisão de soluções de genômica. “Esses diversos clientes se beneficiarão de serviços customizados. A Cell Line Genetics poderá controlar melhor os custos operacionais, já que os microarranjos, customizados para esta necessidade específica, permitem uma interpretação de dados muito mais rápida e a velocidade da análise é particularmente importante neste ambiente de alto rendimento.” A CLG selecionou os microarranjos CGH+SNP da Agilent para verredura do genoma completo por sua capacidade, num ambiente de alto rendimento, em detectar amplificações, deleções e fração clonal com alta sensibilidade. Já a tecnologia FISH para confirmar aberrações identificadas até o nível de uma única célula.
Para a caracterização de linhagens celulares de câncer, a CLG vai oferecer serviços CGH (aCGH), capaz de detectar simultaneamente um grande número de anomalias de forma mais precisa, com maior sensibilidade e com melhor cobertura do que a citogenética tradicional.
Depois de testar mais de 15.000 linhas de células estaminais, a CLG descobriu que 20 por cento mostraram aneuploidia, e 60 a 70 por cento eram do tipo mosaico. As células que abrigam anomalias genômicas podem ter ser altamente proliferativas e ultrapassar a cultura, o que compromete a validade dos dados do estudo e resultando na perda de amostras, tempo e recursos.
“A colaboração com a Agilent em soluçoes de microarranjos customizados e de sonda SureFISH nos permite flexibilidade para inovar e expandir os nossos serviços”, disse Rob Herrera, CEO e presidente da Cell Line Genetics. “ Por exemplo, podemos fortalecer nossos arrays em regiões que identificamos como ‘críticas para integridade do genoma’ para uma maior sensibilidade, nos permitindo desenhar facilmente arrays próprios e análises para apoiar as necessidades de pesquisa de nossos clientes”.